A cidade como teatro
DOI:
https://doi.org/10.9789/2176-7017.2012.v4i1.%25pResumo
Resumo Este capítulo do livro Places of Performance – com base na semiologia do espaço- sugere o quanto é importante compreender o significado da experiência das encenações teatrais do Ocidente, em especial quando realizadas em espaços não inseridos na estrutura arquitetônica convencional, ou seja, as encenações realizadas em espaços apropriados pelos espetáculos em espaços urbanos ou alternativos. Partindo das encenações medievais, o texto investiga a semiótica de espaços arquiteturais e urbanos que em diferentes temporalidades foram utilizados para representações, transformando a cidade no próprio teatro. Palavras –chave | Semiótica do espaço | espaço urbano | arquitetura teatral | “espaço encontrado” Abstract This chapter of the book Places of Performance-based on the semiology of space suggests how important it is to understand the meaning of the experience of theatrical performances in the West, especially when held in spaces not included in conventional architectural structures, i.e. performances carried out in the “found spaces” in urban or alternative spaces. Starting from the medieval performances, the article investigates the semiotics of architectural and urban spaces, which have been used in different temporalities for theatrical representations, transforming the city into the theatre itself. Key-words | Semiotics of space | Urban Space | Theatre Architecture, “Found Spaces” Marvin Carlson é Professor de Teatro e Literatura Comparada no Centro de Graduação da Universidade da Cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. É Doutor honoris causa pela Universidade de Atenas, e foi agraciado com diversos prêmios, entre eles o ATHE Career Achievement Award, o ASTR Distinguished Scholarship Award, o prêmio George Jean Nathan de crítica dramática, e o Calloway Prize para autores de estudos teatrais. É editor-fundador do jornal Western European Stages, e autor de mais de cem artigos acadêmicos nas áreas de história e teoria do teatro e literatura dramática. Entre seus principais títulos publicados estão: Teorias do Teatro (UNESP, 1997), Performance: uma introdução crítica (UFMG, 2010) e, ainda não traduzidos para o português, The Theatre of the French Revolution (1966), Goethe and the Weimar Theatre (1978), Places of Performance (1989), Theatre Semiotics: Signs of Life (1990), Voltaire and the Theatre of the Eighteenth Century (1998), The Haunted Stage (2001), Speaking in Tongues (2006), Theatre is More Beautiful than War (2010) e The Theatres of Morocco, Algeria, and Tunisia (2012). Suas obras já foram traduzidas para catorze línguas. Marvin Carlson is the Sidney E. Cohn Professor of Theatre and Comparative Literature at the Graduate Center of the City University of New York. He has received an honorary doctorate from the University of Athens, the ATHE Career Achievement Award, The ASTR Distinguished Scholarship Award, The George Jean Nathan Award for Dramatic Criticism, and the Calloway Prize for writing in Theatre. He is the founding editor of the Journal Western European Stages, and the author of over one hundred scholarly articles in the areas of theory history, and dramatic literature. Among his books are The Theatre of the French Revolution (1966), Goethe and the Weimar Theatre (1978), Theories of the Theatre (1984) Places of Performance (1989), Theatre Semiotics: Signs of Life (1990) Performance: A Critical Introduction (1996), Voltaire and the Theatre of the Eighteenth Century (1998), The Haunted Stage (2001), Speaking in Tongues (2006), Theatre is More Beautiful than War (2010) and The Theatres of Morocco, Algeria and Tunisia (2012).His work has been translated into fourteen languages. Jaqueline Rodrigues é mestre e Especialista em Artes Cênicas, Pesquisadora Associada – PACC/ UFRJ Pólo Digital, Membro da IFTR Grupo de Pesquisa: Theatre and Intermediality. Jaqueline Rodrigues is master and Specialist in Performing Arts, Associate Researcher - PACC / UFRJ Digital Hub, Member of IFTR Research Group: Theatre and Intermediality. Evelyn Furquim Werneck Lima é professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana e pesquisadora do CNPq e da Faperj. Autora dos livros premiados Arquitetura do Espetáculo (2000) e Avenida Presidente Vargas: uma drástica Cirurgia (1990 e 1995). Publicou Das vanguardas à tradição (2006) e organizou Espaço e Teatro (2008), Espaço e Cidade (2004 e 2007) e Cultura, Patrimônio e Habitação (2004).Publicou em co-autoria Arquitetura e Teatro (2010) e Entre Arquiteturas e Cenografias (2012). Evelyn Furquim Werneck Lima is currently Associate Professor at the Federal University of Rio de Janeiro State, where she coordinates the Laboratory of Theatrical Space and Urban Memory Studies and is a researcher for the CNPq and Faperj. Author of the award-winning books Arquitetura do Espetáculo (2000) and Avenida Presidente Vargas: a drastic surgery (1990 and 1995). Published From The avant-garde to tradition (2006) and organized Space and Theatre (2008), Space and City (2004 and 2007) and Culture, heritage and housing (2004).Published Architecture and theatre (2010) (with Ricardo Cardoso)and Between Architectures and Set Designs (2012) ( with Cassia Monteiro). Integra em PDFDownloads
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Publicado
2012-11-01
Como Citar
Carlson, M., Lima, T. E. F., & Rodrigues, T. J. (2012). A cidade como teatro. O Percevejo Online, 4(1). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2012.v4i1.%p
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