COREOGRAFIA E INSTALAÇÃO: Organização do espaço-tempo e imbricação corpo-obra

Autores

  • Juliana M. Rodrigues de Moraes Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2015.v7i1.p.%2013-27

Resumo

RESUMO: São exploradas as contribuições teóricas que o pensamento coreográfico traz para os estudos da instalação e vice-versa. Propõe-se que a relação coreográfica do espectador com a obra é imanente em algumas instalações e diferencia-se da participação lúdica, dramática ou de pura entrega sensorial comumente associadas a essa linguagem. Simultaneamente, são analisadas obras de dança contemporânea que tem se aventurado no limite da linguagem tridimensional, através de esculturas corporais e instalações coreográficas. Intenciona-se instaurar um jogo de significações, verticalizando nos conceitos de coreografia e instalação, e atentar para o que pode se revelar desse processo. Palavras-chave: Coreografia; Instalação; Participação ABSTRACT Theoretical contributions to the studies of installation art can be achieved with a choreographic approach to it and vice versa. It is suggested that the choreographic relationship between the spectator and the work is immanent to some installations and differentiates itself to the playful, dramatic or the delivery of pure sensory involvement commonly associated with this language. Simultaneously, contemporary dance works that have ventured themselves into the three-dimensional boundary through choreographic installations and body sculptures are analysed. The concepts of choreography and installation art are cross- referenced in order to attend to what may theoretically come from this encounter. Keywords: Choreography; Installation Art; Participation

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana M. Rodrigues de Moraes, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP)

É professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP) Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado (com distinção) pelo Laban Centre for Movement and Dance - City University, Londres (2000), revalidado pela ECA-USP (2002). Professor at State Faculty of Fine Arts, São Paulo (FEBASP) PhD in Arts from the State University of Campinas (UNICAMP). Master’s degree (with distinction) at the Laban Centre for Movement and Dance - City University, London (2000), revalidated by ECA-USP (2002)

Downloads

Publicado

2016-06-13

Como Citar

de Moraes, J. M. R. (2016). COREOGRAFIA E INSTALAÇÃO: Organização do espaço-tempo e imbricação corpo-obra. O Percevejo Online, 7(1), p. 13–27. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2015.v7i1.p. 13-27

Edição

Seção

Olhares Sobre a Dança