A DANÇA IMANENTE COMO PENSAMENTO-FAZER SOMÁTICO E A DISCIPLINA EXPRESSÃO CORPORAL I NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Ana Flavia Mendes Sapucahy Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2015.v7i1.p.%2074-100

Resumo

RESUMO: Este texto trata da experiência artístico-pedagógica vivenciada pela autora ao ministrar a disciplina Expressão Corporal I, para discentes dos cursos de teatro e música da UNIRIO, no primeiro semestre de 2013, por ocasião de seu estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da referida instituição. A abordagem propõe aplicar a dança imanente como estratégia teórico-metodológica para o desenvolvimento da disciplina, empregando a dissecação artística do corpo como procedimento para o ensino-aprendizagem dos alunos, favorecendo a pesquisa de movimentos para a cena a partir da ativação dos sentidos e do trabalho com elementos da educação somática. A autora apresenta-se como artista-professora-pesquisadora inserida na sala de aula/laboratório e propõe, com a experiência, reafirmar sua práxis como um pensamento-fazer somático. Palavras-chave: dança imanente; dissecação artística do corpo; expressão corporal; pensamento-fazer somático. ABSTRACT: This text deals with the artistic and pedagogical experience lived by the author during the discipline Corporal Expression I, applied to students of theater and music courses in UNIRIO, in the first half of 2013, during her post-doctoral training at the Postgraduate Program in Scenic Arts of the institution. The approach proposes to apply the immanent dance as a theoretical and methodological strategy for the development of the discipline by employing artistic dissection of the body as procedure for teaching and student learning, favoring the movements research for the scene from the activation of sense and work with elements of somatic education. The author presents herself as an artist-teacher-researcher inserted in the classroom/laboratory and proposes, through this experience, to reaffirm its praxis as a thought-how somatic. Keywords: immanent dance; artistic dissection of the body; corporal expression; thought-how somatic.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flavia Mendes Sapucahy, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora efetiva da Universidade Federal do Pará (ICA/ ETD/ PPGA/UFPA). É artista-professora-pesquisadora doutora e mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Artist-teacher-researcher at Federal University of Pará (ICA/ ETD/PPGA/UFPA). Phd and Master in Performing Arts from the Federal University of Bahia (UFBA). Post-doctoral degree in Performing Arts from the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2016-06-13

Como Citar

Mendes Sapucahy, A. F. (2016). A DANÇA IMANENTE COMO PENSAMENTO-FAZER SOMÁTICO E A DISCIPLINA EXPRESSÃO CORPORAL I NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O Percevejo Online, 7(1), p. 74–100. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2015.v7i1.p. 74-100

Edição

Seção

Estudos Experiências Formativas