A DANÇA IMANENTE COMO PENSAMENTO-FAZER SOMÁTICO E A DISCIPLINA EXPRESSÃO CORPORAL I NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.9789/2176-7017.2015.v7i1.p.%2074-100Resumo
RESUMO: Este texto trata da experiência artístico-pedagógica vivenciada pela autora ao ministrar a disciplina Expressão Corporal I, para discentes dos cursos de teatro e música da UNIRIO, no primeiro semestre de 2013, por ocasião de seu estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da referida instituição. A abordagem propõe aplicar a dança imanente como estratégia teórico-metodológica para o desenvolvimento da disciplina, empregando a dissecação artística do corpo como procedimento para o ensino-aprendizagem dos alunos, favorecendo a pesquisa de movimentos para a cena a partir da ativação dos sentidos e do trabalho com elementos da educação somática. A autora apresenta-se como artista-professora-pesquisadora inserida na sala de aula/laboratório e propõe, com a experiência, reafirmar sua práxis como um pensamento-fazer somático. Palavras-chave: dança imanente; dissecação artística do corpo; expressão corporal; pensamento-fazer somático. ABSTRACT: This text deals with the artistic and pedagogical experience lived by the author during the discipline Corporal Expression I, applied to students of theater and music courses in UNIRIO, in the first half of 2013, during her post-doctoral training at the Postgraduate Program in Scenic Arts of the institution. The approach proposes to apply the immanent dance as a theoretical and methodological strategy for the development of the discipline by employing artistic dissection of the body as procedure for teaching and student learning, favoring the movements research for the scene from the activation of sense and work with elements of somatic education. The author presents herself as an artist-teacher-researcher inserted in the classroom/laboratory and proposes, through this experience, to reaffirm its praxis as a thought-how somatic. Keywords: immanent dance; artistic dissection of the body; corporal expression; thought-how somatic.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-06-13
Como Citar
Mendes Sapucahy, A. F. (2016). A DANÇA IMANENTE COMO PENSAMENTO-FAZER SOMÁTICO E A DISCIPLINA EXPRESSÃO CORPORAL I NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O Percevejo Online, 7(1), p. 74–100. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2015.v7i1.p. 74-100
Edição
Seção
Estudos Experiências Formativas