2. Da análise do movimento à abordagem sistêmica do gesto expressivo

Autores

  • Christine Roquet Paris 8, FR

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2011.v3i1.%25p

Resumo

Resumo No campo da Dança, o que é comumente chamado de “análise do movimento” diz respeito principalmente ao gesto dançado e se situa, definitivamente, na fronteira entre a prática e a teoria. Sua própria história apóia-se sobre pesquisas de bailarinos (Laban, Bartenieff, I. Dowd, O. Rouquet, H. Godard, etc.). O papel principal desse campo de pesquisa é o de permitir ao bailarino completar sua formação e seus conhecimentos de diversas maneiras, através de diferentes práticas; e de tentar elaborar um pensamento do gesto e seus discursos referenciais. A práxis e a observação do gesto dançado, conforme uma perspectiva “qualitativa”, são praticadas durante laboratórios do sentir, cujos desafios são variados e múltiplos. Examinaremos essas questões e trataremos, em particular, da abordagem sistêmica do gesto expressivo desenvolvida no laboratório de pesquisa da Dança da Universidade de Paris-8. Palavras-chave | Análise do movimento | gesto expressivo | corporeidade Abstract The discipline commonly called "movement analysis", in Dance, mainly deals with dance gesture, and finds itself on the frontier between practice and theory. Its particular history is built upon the research of dancers (Laban, Bartenieff, I. Dowd, O. Rouquet, H. Godard, etc.). The principal roles of this area of research are to allow dancers to complement their training and their knowledge in different ways and through different practices; and to try to elaborate a way to “think gesture”, thus developing a discourse to accompany these thoughts. During "sensorial workshops" based on various challenges, the observation and performance of dance gesture are examined from a "qualitative" perspective. We will examine these questions, and consider in particular the systemic approach of expressive gesture that is developed in the research laboratory of the Dance Department of the Paris 8 University. Keywords | Movement analysis | Expressive gesture | Corporeity Christine Roquet é doutora em Dança pela Universidade Paris-8, Vincennes-Saint Denis (2002), com a tese A cena amorosa na dança: códigos, modas e normas da intercorporeidade no duo coreográfico, e com formação em Análise do Movimento com Odile Rouquet e Hubert Godard. Desde 2003, ela é professora titular na cadeira de Análise do Movimento, e co-responsável pelo Departamento de Dança at Paris-8. É membro do grupo de pesquisa « EA1572 », Estética e criação musical, musicologia, dirigido por J.P. Olive. Christine Roquet holds a Ph.D in Dance from the University of Paris-8 Vincennes-Saint Denis (2002), with the thesis The Amorous Scene in Dance: Codes, Standards and Norms of Intercorporeality in the Choreographic Duo, and trained in Movement Analysis with Odile Rouquet e Hubert Godard. Since 2003, she is Full Professor of Dance Movement and Co-Chair of the Department of Dance at Paris-8. She is a member of the research group "EA1572", Aesthetics and Musical Creation, Musicology, directed by J.P. Olive.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christine Roquet, Paris 8, FR

Christine Roquet é doutora em Dança pela Universidade Paris-8, Vincennes-Saint Denis (2002), com a tese A cena amorosa na dança: códigos, modas e normas da intercorporeidade no duo coreográfico, e com formação em Análise do Movimento com Odile Rouquet e Hubert Godard. Desde 2003, ela é professora titular na cadeira de Análise do Movimento, e co-responsável pelo Departamento de Dança at Paris-8. É membro do grupo de pesquisa « EA1572 », Estética e criação musical, musicologia, dirigido por J.P. Olive. Christine Roquet holds a Ph.D in Dance from the University of Paris-8 Vincennes-Saint Denis (2002), with the thesis The Amorous Scene in Dance: Codes, Standards and Norms of Intercorporeality in the Choreographic Duo, and trained in Movement Analysis with Odile Rouquet e Hubert Godard. Since 2003, she is Full Professor of Dance Movement and Co-Chair of the Department of Dance at Paris-8. She is a member of the research group "EA1572", Aesthetics and Musical Creation, Musicology, directed by J.P. Olive.

Downloads

Como Citar

Roquet, C. (2012). 2. Da análise do movimento à abordagem sistêmica do gesto expressivo. O Percevejo Online, 3(1). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2011.v3i1.%p