O TEATRO TRANSDISCIPLINAR DE JAN FABRE

Autores

  • Wallace José de Oliveira Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Departamento de Artes (DEART), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGARC).
  • Naira Ciotti Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Departamento de Artes (DEART), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGARC).

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2015.v7i2.p.%2016-46

Resumo

RESUMO O presente ensaio vislumbra compreender as metamorfoses sofridas no teatro a partir da obra The Power of Theatrical Madness do artista belga Jan Fabre. É intenção, apresentar esse artista e desmembrar características do trabalho citado. Trata-se de uma obra específica, mas cuja análise crítica acaba por denunciar o modus operandi de Fabre como um todo. Desenvolvendo reflexões no campo das artes sobre as possibilidades (ou necessidades) do teatro para além do texto clássico (aristotélico) e das separações homogêneas das linguagens artísticas como já nos indicara Lehmann em seus estudos sobre o teatro pós-dramático. Palavras-chave: Teatro pós-dramático; Jan Fabre; The Power of Theatrical Madness; Corpo; Metamorfose. ABSTRACT The present study aims to understand the metamorphosis suffered in theater from the perspective of The Power of Theatrical Madness of the Belgian artist Jan Fabre. It’s the intention to introduce this artist and use his work as a base for I can dismember the features of Jan Fabre’s artwork. It’s a specific work, however this critical analysis turns out to reveal Fabre’s modus operandi as a whole. Developing considerations in the arts of the possibilities (or needs) of the theater beyond the classic text (Aristotelic) and homogeneous separation of artistic languages as already indicated Lehmann in his studies of post-dramatic theater. Keywords: Post-Dramatic Theater; Jan Fabre; The Power of Theatrical Madness; Body; Metamorphosis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wallace José de Oliveira Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Departamento de Artes (DEART), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGARC).

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) Master student’s Postgraduate Program in Performing Arts at the Federal University of Rio Grande do Norte.

Naira Ciotti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Departamento de Artes (DEART), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGARC).

Professora Doutora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). PhD Professor in the Arts Department of the Federal University of Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2016-05-27

Como Citar

Freitas, W. J. de O., & Ciotti, N. (2016). O TEATRO TRANSDISCIPLINAR DE JAN FABRE. O Percevejo Online, 7(2), p. 16–46. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2015.v7i2.p. 16-46

Edição

Seção

Olhares Sobre a Cena