DO PARANGOLÉ AO PARANGOPLAY PRÁTICAS: PERFORMATIVAS NA POÉTICA DE HÉLIO OITICICA
DOI:
https://doi.org/10.9789/2176-7017.2015.v7i2.p.%2047-68Resumo
RESUMO O artigo analisa a maneira como os conceitos performance, role e play se tornam relevantes na poética do artista Hélio Oiticica. Desde 1964, com a criação do Parangolé, o artista desperta o olhar para práticas culturais que integram do corpo e do ambiente. Para a construção deste elo em direção ao estado de invenção, o jogo, a dança e acontecimentos performativos se tornam chaves centrais na obra de Oiticica. Conforme este artista incorpora vivências e reflexões, surgem trabalhos como a Capa#23 P30 M’way Ke” – Parangoplay [1968-1972] e o que chamou de “acontecimentos poéticos urbanos” como Apocalipopótese [1968], Kleemania [1978] e Mitos Vadios [1978]. Palavras-Chave: Hélio Oiticica; performance; Parangolé; jogo. ABSTRACT This article analyzes how the concepts of performance, role and play become relevant on Hélio Oiticica’s poetry. Since 1964, when he created Parangolé, cultural practices that integrate the body and the environment catch the artist’s eye. To build this engagement and to direct his practices to the state of invention, play, dance and poetic happenings became the main key of Oiticica’s artwork. As soon as this artist embodies life experience and thoughts, he creates artworks such as Cape#23 P30 M’way Ke” – Parangoplay [1968-1972] and what he called “poetic urban happenings” as Apocalipopótese [1968], Kleemania [1978] e Mitos Vadios [1978]. Keywords: Hélio Oiticica; performance art; Parangolé; play.Downloads
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Publicado
2016-06-20
Como Citar
Monteiro, C. M. (2016). DO PARANGOLÉ AO PARANGOPLAY PRÁTICAS: PERFORMATIVAS NA POÉTICA DE HÉLIO OITICICA. O Percevejo Online, 7(2), p. 47–68. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2015.v7i2.p. 47-68
Edição
Seção
Olhares Sobre a Cena