PARADISE NOW: O PODER DA LIBERAÇÃO SEXUAL NA CRIAÇÃO DE MOVIMENTOS POLÍTICO-SOCIAIS

Autores

  • Maíra Lana de Araújo e Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Alessandra Vannucci Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2015.v7i2.p.%20148-165

Resumo

RESUMO O artigo trata de estudos e práticas desenvolvidos pelo Living Theatre – grupo teatral surgido nos EUA na década de 40 – em especial durante o processo de criação do espetáculo Paradise Now. Neste projeto, uma das hipóteses do grupo era de que a liberação sexual possibilitaria o resgate de um desejo imanente desapegado da falta e um desejável estado de presença por meio da busca de uma reconexão profunda consigo mesmo e com o entorno. O objetivo é analisar as experiências e reflexões do grupo acerca das formas de repressão que atingem os indivíduos, as quais se tornam opressões sociais. Conceitos como o de “Corpo sem Órgãos” e “Campo de Imanência do Desejo”, de Deleuze e Guattari, ao lado de ideias essenciais ao pensamento oriental e do conceito de repressão sexual de Wilhelm Reich são empregados para analisar a relação entre trabalho artístico e práticas de existência no percurso do Living Theatre. Palavras-chave: Living Theatre, liberação sexual reichiana, Corpo sem Órgãos. ABSTRACT This paper aims to present studies and practices developed by the Living Theatre - theater group emerged in the US in the 40’s - especially during the creative process of their play Paradise Now. One of their hypothesis in that project was that sexual liberation enables the rescue of an immanent desire unattached from lack and a desirable state of presence, through the pursuit of a profound reconnection with oneself and the environment. We aim to analyze the group’s experiences and reflections on the forms of repression that affect individuals, which become social oppressions. Concepts such as “Body Without Organs” and “Field of Immanence of Desire” by Deleuze and Guattari, alongside essential ideas of the Eastern thought and the concept of sexual repression by Wilhelm Reich, are used to analyze the relationship between artwork and existing practices in the Living Theatre route. Keywords: Living Theatre, Reich sexual liberation, Body Without Organs.

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Biografia do Autor

Maíra Lana de Araújo e Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestre pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) É diretora teatral e audiovisual, atriz e cantora. Especialista em teatro musicado. Em 2012 realizou uma residência artística com o grupo The Living Theatre em Nova Iorque com o aval do Ministério da Cultura. Master by the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO). It is theatrical director, actress and singer. Specialist in musical theater. In 2012 she held a residency with The Living Theatre group in New York with the endorsement of Ministry of Culture.

Alessandra Vannucci, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica Maíra Lana de Araújo e Souza do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Docente no Curso de DireçãoTeatral da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ). Atua também no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC/UFRJ). Associate Professor at Professor at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). PhD in Language by the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC / RJ). Teacher at the Theatre Direction Course of School of Communication (ECO / UFRJ). It also works in the Postgraduate Program in Arts Scene (PPGAC / UFRJ).

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Publicado

2016-06-20

Como Citar

de Araújo e Souza M. L., & Vannucci, A. (2016). PARADISE NOW: O PODER DA LIBERAÇÃO SEXUAL NA CRIAÇÃO DE MOVIMENTOS POLÍTICO-SOCIAIS. O Percevejo Online, 7(2), p. 148–165. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2015.v7i2.p. 148-165

Edição

Seção

Estudos Políticos