ESPAÇO PERFORMATIVO, ESPAÇO ASSOMBRADO: PROCESSOS DE CITAÇÃO, ITERAÇÃO E AS NEGOCIAÇÕES COM A MEMÓRIA DO LUGAR
DOI:
https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i1.P.%2073-89Resumo
RESUMO O artigo propõe uma reflexão sobre as relações entre teatro, memória e o espaço como agente performativo no âmbito das práticas de site-specific. Tomando como base as origens da noção de performativo junto à filosofia da linguística, o texto apresenta um cruzamento entre o conceito de ghosting (fantasmático) – desenvolvido por Marvin Carlson como um operador do processo de recepção do espectador de teatro – e as reflexões a respeito da performatividade do espaço desenvolvidas pela pesquisadora Kathleen Irwin a partir das noções de iteração e citação – conceitos também ligados ao tema da memória que se apresentam como desdobramentos teóricos da noção de performativo. Palavras-chave: teatro, performatividade, espaço cênico, site- specific, espaço performativo ABSTRACT The article proposes a reflection on the relationship between theater, memory and the space as a perfomative agent in the ambit of site- specific practices. Based on the origins of the notion of the performative within the philosophy of linguistic, the text presents a cross between the concept of ghosting – developed by Marvin Carlson as an operator of the theater reception process – and the reflections on the performativity of space developed by Kathleen Irwin based on the notions of iteration and quoting – concepts also linked to the theme of memory that come from the theoretical developments of the notion of performative. Keywords: theatre, performativity, scenic space, site-specific, performative spaceDownloads
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Publicado
2016-07-02
Como Citar
Andrade, E. dos S. (2016). ESPAÇO PERFORMATIVO, ESPAÇO ASSOMBRADO: PROCESSOS DE CITAÇÃO, ITERAÇÃO E AS NEGOCIAÇÕES COM A MEMÓRIA DO LUGAR. O Percevejo Online, 8(1), 73–89. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i1.P. 73-89
Edição
Seção
Dossiê Cidade, Cena e a Performatividade