LOOKING INTO THE ABYSS - ARNOLD ARONSON (OLHANDO PARA O ABISMO)

Autores

  • Lidia Kosovski Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i1.p.%20149-171

Resumo

RESUMO Teatro é, antes de tudo, uma arte visual. Olhando para o abismo examina as maneiras em que o teatro visual afeta a nossa compreensão do acontecimento dramático. Arnold Aronson, um historiador internacionalmente proeminente e teórico do desenho de cena, abre o ensaio com uma visão geral dos conceitos cenográficos, a partir da compreensão do fenômeno de apreciação da cena em comparação com que acontece com a observação do quadro de Velásquez Las meninas; daí caminhando, em especulações sucessivas, até chegar à concepção pós-moderna e ao uso de novas mídias pelo teatro contemporâneo. Abre um diálogo intigante sobre o aspecto físico do teatro, de volta ao seu devido lugar: um elemento como parte integrante do espetáculo como a palavra falada. O que diz este pensador da cena inspira frequentadores de teatro a se tornarem mais conscientes de seu papel. Palavras chave: Teatros; Encenação; Cenário ABSTRACT Theatre is, above all, a visual art. Looking into the abyss examines the ways in which visual theater affects our understanding of the dramatic event. Arnold Aronson, an internationally prominent historian and theorist of scene design, opens the essay with an overview of scenographic concepts, from an appreciation and understanding of the scenic phenomenon through a comparitive analysis of what happens within the frame of Velázquez Las Meninas; then moving though successive concepts, until post-modern design and use of new media for contemporary theater. This opens an exciting dialogue about restoring the physical aspect of the theater to its rightful place: an element as integral to the show as the spoken word. The ideas of this thinker about the theatrical scene inspires theatergoers to become more aware of their role. Keywords: Theaters; Stage-setting; Scenery

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidia Kosovski, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/ UFRJ). Cenógrafa e Diretora de Arte. Leciona no Departamento de Cenografia e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC/UNIRIO). Criou e coordena o Laboratório de Investigação Cenográfica (LINCE/UNIRIO). Associate Professor at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO). PhD in Communication at the Federal University of Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Set designer and Art Director. Teaches in the Department of Set Design and in the Postgraduate Program in Performing Arts at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (PPGAC / UNIRIO). She created and coordinates the Laboratory of Scenography Investigation (LINCE/UNIRIO).

Publicado

2016-07-02

Como Citar

Kosovski, L. (2016). LOOKING INTO THE ABYSS - ARNOLD ARONSON (OLHANDO PARA O ABISMO). O Percevejo Online, 8(1), 149–171. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i1.p. 149-171