JACQUES POLIERI: CRIADOR DE UMA CENOGRAFIA MODERNA - MICHEL CORVIN

Autores

  • Monize Oliveira Moura Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Evelyn Furquim Werneck Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i1.p.%20172-196

Resumo

RESUMO Neste texto, que consta do catálogo da Exposição sobre Jacques Polieri na Biblioteca Nacional da França, Corvin desenvolve uma análise sobre a trajetória do diretor e cenógrafo desde as produções que realizou sobre textos de Ionesco e Tardieu nos anos 1950/1960, incluindo também criações teatrais encenadas a partir de obras de arte abstratas, passando pelas propostas arquiteturais inusitadas regidas pelo conceito de teatro do movimento total para o qual empreendeu pesquisas para a adoção de dispositivos mecânicos para os espaços teatrais que criou. A partir dos anos 1980, Polieri desenvolve estudos e projetos nos quais a tecnologia das novas mídias é utilizada em espetáculos intercontinentais, com transmissão simultânea online, anos antes da introdução da Internet. Polieri amplia o conceito de cenografia transformando-a na escrita e na modulação do espaço. Unindo estética e técnica, esteve sempre muito à frente de seu tempo. Palavras-chave: Jacques Polieri; Teatro; Cenografia. ABSTRACT In this text, which appears in the exhibition on Jacques Polieri catalog at the National Library of France, Corvin develops an analysis of the director and set designer’s trajectory from the productions he staged on Ionesco and Tardieu’s plays in the 1950s and 1960s, also including theatrical creations inspired by the avant-garde abstract art. Corvin analyzed the unusual architecture proposed on the concept of “the to- tal movement theater” which was based on the adoption of mechanical devices for the theatrical spaces he created. Since the 1980s, Polieri developed projects employing the technology of new media in inter- continental shows, with simultaneous online broadcast, many years before the introduction of Internet. For Corvin, Polieri broadens the concept of scenography converting it into “writing and modulation of space”. Uniting aesthetics and techniques, Polieri has always been far ahead of his time. Keywords: Jacques Polieri; Theater; Stage Design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monize Oliveira Moura, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Artes Cênicas, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC/Unirio).Doutora em História, pela Université de Versailles St.Quentin-en-Yvelines, França. PhD on Performing Arts, by Postgraduate Program in Performing Arts at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (PPGAC/Unirio). PhD in History by the Versailles St.Quentin-en-Yvelines University, France.

Evelyn Furquim Werneck Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Arquiteta, membro do Conselho do Patrimônio Municipal do Rio de Janeiro. Líder dos Grupos de Pesquisa “Estudos do Espaço Teatral” e “Espaço e Memória”. Autora do livro: Arquitetura do Espetáculo (2000/Prêmio Instituto de Arquitetos do Brasil). Full Professor at Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO) Architect. Member of the Municipal Heritage Board of Rio de Janeiro. Leader Research Groups: Studies of Theatrical Space and Space and Memory. Published author of Entertainment Architecture (2000/Award Institute of Architects of Brazil).

Publicado

2016-07-02

Como Citar

Moura, M. O., & Lima, E. F. W. (2016). JACQUES POLIERI: CRIADOR DE UMA CENOGRAFIA MODERNA - MICHEL CORVIN. O Percevejo Online, 8(1), 172–196. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i1.p. 172-196