WOMEN’S: RISCO COMO MATÉRIA DO REAL DA CENA

Autores

  • André Carreira Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)
  • Lara Matos Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i2.159-176

Resumo

RESUMO Este artigo apresenta reflexões a partir da experiência da encenação do espetáculo Women’s realizada pelo grupo teatral Experiência Subterrânea usando o texto Mulheres Branco Sport Sleeve camisas longas do autor argentino Daniel Veronese. Esta encenação, na qual somos atriz e diretor, se insere na trajetória de trabalhos do grupo com materiais da cena argentina, e tem como objeto um exercício de uma cena íntima que se sustenta na experimentação do risco entre as atrizes. Esta proposta também está direcionada para uma pesquisa que se desenvolve no Laboratório de Atuação, no Núcleo de Pesquisas sobre Processos de Criação Artística (ÁHQIS). Palavras-chave: Encenação; Performance; Cena; Teatro Argentino ABSTRACT This article presents reflections from the experience of the staging of the show Women’s performed by the theatrical group Experiência Subterrânea using the text Women’s White Sport Sleeve Long Shirts by the Argentine author Daniel Veronese. This act, in which we are an actress and director, is part of the group’s work with Argentinean material and has as its object an exercise of an intimate scene that is based on the experimentation of risk among the actresses. This proposal is also directed to a research that is developed in the Laboratory of Performance, in the Nucleus of Research on Processes of Artistic Creation (ÁHQIS). Keywords: Staging; Performance; Scene; Argentinian Theater

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Carreira, Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)

Licenciado em Artes Visuais pela UnB (1984), se doutorou em Teatro pela Universidad de Buenos Aires (1994). Realizou pós- doutorado junto a Richard Schechner (NYU) em 2011. Pesquisador do CNPq desde 1997 (PQ 1A). Professor do PPGT UDESC e Coordenador Nacional do Mestrado Profissional em Artes (PROF- ARTES). Foi Presidente da ABRACE (2003-2004). É diretor no grupo Experiência Subterrânea (Florianópolis), e trabalha com os grupos Teatro de Caretas (Fortaleza CE), Engasga Gato (Ribeirão Preto), Teatro que Roda (Goiânia)

Lara Matos, Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catariana (PPGT/ UDESC), onde desenvolve uma tese sobre a nudez na cena contemporânea. Em 2010 foi contemplada pelo edital de Residências Artísticas da Funarte – MinC, projeto que desenvolveu na sede do Odin Teatret na Dinamarca. É atriz do grupo teatral Experiência Subterrânea.

Downloads

Publicado

2017-05-25

Como Citar

Carreira, A., & Matos, L. (2017). WOMEN’S: RISCO COMO MATÉRIA DO REAL DA CENA. O Percevejo Online, 8(2), 159–176. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i2.159-176