ATRÁS DA CORTINA: BRAGAGLIA E O TEATRO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.9789/opo.v1i9.6881Resumo
RESUMO: O artigo enfoca a vinda por duas vezes ao Brasil do encenador italiano Anton Giulio Bragaglia na década de 1930, futurista histórico que apresentou espetáculos e deu conferências no III Salão de Maio abordando, sobretudo, aspectos centrais da encenação e da cenografia modernas. Disseminou ideias, publicou o livro Fora de Cena, mas sua passagem não afetou esteticamente o teatro profissional brasileiro naquele momento. Palavras-chave: Bragaglia; modernidade; teatro brasileiro; encenação, Anhembi ABSTRACT: This article focuses on the visit to Brazil of the Italian director Anton Giulio Bragaglia in the 1930s, a historical futurist who presented shows and gave lectures at the III Salão de Maio, addressing, in particular, central aspects of modern staging and scenography. He disseminated ideas, published the book Fora de Cena, but his passage did not aesthetically affect the Brazilian professional theater at that time. Keywords: Bragaglia; modernity; Brazilian theater; staging; AnhembiDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-10-08
Como Citar
Mostaço E. (2017). ATRÁS DA CORTINA: BRAGAGLIA E O TEATRO BRASILEIRO. O Percevejo Online, 9(1), 25–51. https://doi.org/10.9789/opo.v1i9.6881
Edição
Seção
Variações sobre o Teatro brasileiro: ontem e hoje