DESLOCAMENTOS E PROCESSOS CRIATIVOS NA CONTRACULTURA

Autores

  • Alessandra Vannucci Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.9789/opo.v1i9.6897

Resumo

RESUMO: Alessandra Vannucci investiga a trajetória do Living Theatre com ênfase no período em que a companhia se estabeleceu no Brasil, nos anos 70. Neste artigo, a autora procura traçar as rotas poéticas que a companhia construiu nos seus processos laboratoriais de criação para materializar a sua utopia revolucionária não-violenta: táticas de resistência ao poder e ao Estado. Palavras-chave: Living Theatre; Brasil, Década de 70; Estado; Utopia revolucionária ABSTRACT: Alessandra Vannucci investigates the trajectory of the Living Theater with an emphasis on the period in which the company established itself in Brazil in the 1970s. In this article, the author seeks to trace the poetic routes that the company built in its laboratory creation processes to materialize the his non-violent revolutionary utopia: tactics of resistance to power and the state. Keywords: Living Theatre; Brazil, 70s; State; Revolutionary utopia 

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Biografia do Autor

Alessandra Vannucci, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora do Curso de Direção de Teatro da ECO / UFRJ, onde também trabalha na Pós-Graduação em Artes Performáticas, como Coordenadora de Linha de Pesquisa e professora. Publicou os seguintes livros: Critica da razão teatral (2004); Uma amizade revelada (2005); Un baritono ai tropici (2007) e A missão italiana. Histórias de uma geração de diretores italianos no Brasil. (2014). Ela atualmente está pesquisando métodos de ativismo teatral (Teatro do Oprimido e Living Theatre).

Publicado

2017-10-08

Como Citar

Vannucci, A. (2017). DESLOCAMENTOS E PROCESSOS CRIATIVOS NA CONTRACULTURA. O Percevejo Online, 9(1), 63–75. https://doi.org/10.9789/opo.v1i9.6897

Edição

Seção

Variações sobre o Teatro brasileiro: ontem e hoje