Agatha e a obra da perda em Marguerite Duras

Autores

  • Valéria Rilho Universidade de Brasília - UnB
  • Daniela Scheinkman Chatelard Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.9789/pb.v21i1.76-95

Palavras-chave:

olhar, imagem, alucinação, psicanálise

Resumo

O artigo aborda o tema da construção do olhar como objeto perdido através das contribuições da psicanálise freudiana e lacaniana acerca da alucinação e do luto. Toma o livro intitulado Agatha, de Marguerite Duras, para investigar como a escritora produz a extração do objeto olhar através da imagem literária.

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Biografia do Autor

Valéria Rilho, Universidade de Brasília - UnB

Psicanalista.

Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre – APPOA.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília – UnB.

Psicóloga da Universidade de Brasília – UnB.

Daniela Scheinkman Chatelard, Universidade de Brasília - UnB

Psicanalista.

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília – UnB.

Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq desde 2013.

Membro do GT “Psicanálise, Política e Clínica” na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia – ANPEPP.

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

RILHO, V.; SCHEINKMAN CHATELARD, D. Agatha e a obra da perda em Marguerite Duras. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 76–95, 2023. DOI: 10.9789/pb.v21i1.76-95. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/13030. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos