PINA, FREUD E LACAN: UM ENSAIO

Autores

  • Fabíola Vieira Bertotti
  • Daniela Scheinkman Chatelard

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2016.v14i1.%25p

Resumo

O artigo propõe uma discussão acerca da noção de corpo apostando na possiblidade da
psicanálise deixar-se tensionar pela obra da dançarina Pina Bausch. Aos passos da Pina,
o corpo mostra um certo inacabamento capaz de desestabilizar qualquer tentativa de
representação. Não há significação suficiente para o exposto a cada passo, a cada volta,
numa ausência que limita o movimento e convoca a psicanálise a interrogar o laço do
corpo com a linguagem. Com a Coisa freudiana, das Ding, nos achados lacanianos, essa
mostração comemora o passo primordial ao torná-lo outro, invenção com o mesmo
passo. Irrepresentável inaugural, a Coisa resta como hiância estrutural, ausência na
presença da linguagem que, através da dança, expõe um potencial criador desde o qual
se arriscam novos olhares sobre o corpo.

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Publicado

2018-03-03

Como Citar

VIEIRA BERTOTTI, F.; SCHEINKMAN CHATELARD, D. PINA, FREUD E LACAN: UM ENSAIO. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 14, n. 1, 2018. DOI: 10.9789/1679-9887.2016.v14i1.%p. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/7313. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos