A TRANSFERÊNCIA NA INSTITUIÇÃO: A PSICANÁLISE NAS CLÍNICAS ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.9789/1679-9887.2016.v14i1.%25pResumo
Este artigo traz uma análise acerca da Psicanálise na Universidade e as implicações desta
inserção para o estabelecimento da transferência. Após uma breve revisão sobre o conceito de
transferência, analisamos um relato de experiência relativo ao período de atendimento clínico
no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Estadual do Ceará no período de outubro
de 2011 a janeiro de 2013. Criamos três categorias de análise que agrupam as questões que
encontramos em nossa prática: questões burocráticas, questões acadêmicas e questões sobre o
tipo de serviço oferecido. Consideramos que, apesar de a lógica institucional pretender o
esmaecimento da transferência enquanto relação singular de cada vínculo analisante-analista,
ela se estabelece, desde que o aluno, guiado pela Psicanálise, esteja advertido das condições
de seu estabelecimento.
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