A TRANSFERÊNCIA NA INSTITUIÇÃO: A PSICANÁLISE NAS CLÍNICAS ESCOLA

Autores

  • Emilie Fonteles Boesmans
  • Antonio Dário Lopes Júnior
  • Lia Carneiro Silveira

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2016.v14i1.%25p

Resumo

Este artigo traz uma análise acerca da Psicanálise na Universidade e as implicações desta
inserção para o estabelecimento da transferência. Após uma breve revisão sobre o conceito de
transferência, analisamos um relato de experiência relativo ao período de atendimento clínico
no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Estadual do Ceará no período de outubro
de 2011 a janeiro de 2013. Criamos três categorias de análise que agrupam as questões que
encontramos em nossa prática: questões burocráticas, questões acadêmicas e questões sobre o
tipo de serviço oferecido. Consideramos que, apesar de a lógica institucional pretender o
esmaecimento da transferência enquanto relação singular de cada vínculo analisante-analista,
ela se estabelece, desde que o aluno, guiado pela Psicanálise, esteja advertido das condições
de seu estabelecimento.

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Publicado

2018-03-03

Como Citar

FONTELES BOESMANS, E.; LOPES JÚNIOR, A. D.; CARNEIRO SILVEIRA, L. A TRANSFERÊNCIA NA INSTITUIÇÃO: A PSICANÁLISE NAS CLÍNICAS ESCOLA. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 14, n. 1, 2018. DOI: 10.9789/1679-9887.2016.v14i1.%p. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/7325. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos