Errar no Vale do Mal: Judaísmo e Pensamento em "Um Homem Sério"

Autores

  • Adriano Bier Fagundes
  • Analice de Lima Palombini

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2012.v10i2.%25p

Resumo

O artigo apresentado consiste num dos três ensaios que compuseram a dissertação de mestrado do primeiro autor, orientada pela segunda. A dissertação ocupou-se da investigação da ideia de “vida danificada”, pensada por Adorno, no campo do cinema. Neste ensaio, o filme tomado como objeto de estudo é “Um Homem Sério” (2009), dos irmãos Coen. Pela análise da mise en scène da obra e por um breve cotejo da filmografia dos cineastas, entendemos que o filme oferece indícios para pensar “vida danificada” como sintoma da modernidade. A peculiaridade do cinema dos irmãos Coen é pensar o problema do mal, expresso, nos filmes de combate, pela figura do vilão e, nos filmes de crise, pela própria cultura. Integrante dessa segunda categoria, “Um Homem Sério” permite uma reflexão sobre a visão de mundo de seus autores e sobre a própria modernidade ao versar sobre a cultura judaica e destacar o problema do pensamento. Salientamos o forte caráter ensaístico do texto, entendendo que sua forma é pertinente ao tipo de reflexão que procuramos empreender.

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Publicado

2019-03-31

Como Citar

BIER FAGUNDES, A.; DE LIMA PALOMBINI, A. Errar no Vale do Mal: Judaísmo e Pensamento em "Um Homem Sério". Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 10, n. 2, 2019. DOI: 10.9789/1679-9887.2012.v10i2.%p. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/8704. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos