Entre Brinquedos e Ruínas: O Sentido em Jogo ou o Jogo do Sentido em Fim de Partida, de Samuel Beckett

Autores

  • Cassiana Lima Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2010.v8i2.%25p

Resumo

O presente estudo propõe uma análise da obra de Samuel Beckett, Fim de Partida, à luz de observações de Freud, Bachelard, Didi-Huberman e Winnicott, buscando evidenciar que as personagens do escritor irlandês, ao contrário do que se professa, não se encontram estagnadas, pois o ato criativo a que todas se submetem ao longo do texto, instaurando dentro da ficção uma metaficção, faz com que ultrapassem a situação limite em que se encontram. Tentaremos também, ao longo dessa proposta de leitura da peça, compreender a dinâmica da repetição efetivada na encenação de Fim de Partida, associando-a, sobretudo, à elaboração de Winnicott em sua teoria sobre o objeto transicional e espaço em potencial. Nossa proposta é apontar que as rubricas marcam um intervalo entre a memória e a experiência sobre um fundo de essencial crueldade: um século povoado pela guerra, na qual a falibilidade da linguagem se torna latente, só possível por meio de sua própria encenação.

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Publicado

2019-03-31

Como Citar

LIMA CARDOSO, C. Entre Brinquedos e Ruínas: O Sentido em Jogo ou o Jogo do Sentido em Fim de Partida, de Samuel Beckett. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, 2019. DOI: 10.9789/1679-9887.2010.v8i2.%p. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/8760. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos