Extensão Universitária e Isolamento Social: Educação Física na Educação Infantil em 1 minuto
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i1.213-222Resumo
O presente relato objetiva descrever a ação “Educação Física na Educação Infantil em 1 minuto” desenvolvida na página virtual do projeto de extensão “Kitangu: Educação Física na Educação Infantil”, no contexto do período de pandemia da Covid-19. Em colaboração com a ação, alguns professores/professoras e pesquisadores/pesquisadoras, desde os espaços universitários até os espaços escolares, enviaram depoimentos em resposta à questão "Qual o papel da Educação Física na Educação Infantil?" e acabaram revelando alguns aspectos importantes: o protagonismo do educando; a construção da criticidade; e o desenvolvimento de habilidades motoras. O alcance territorial e o alcance virtual foram destaque nos primeiros vídeos enviados por professores da cidade do Rio de Janeiro, delineando as potencialidades de fortalecimento das interações dialógicas, tendo como protagonistas os professores da educação básica.