Os filmes sobre arquivos, documentos e memória: o ensino da Arquivologia nas redes sociais na pandemia da Covid-19.
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i2.264-274Resumo
Este trabalho visa problematizar a baixa produção científica relacionada com a Educação, a Arquivologia, a Documentação, a História e o Cinema de forma interdisciplinar. Iremos apresentar o nosso projeto “Cinema e Educação: a inclusão social dos cidadãos entre ficção e documentários,” que visa a partir de conteúdos audiovisuais proporcionar o ensino e a pesquisa da Arquivologia. No aspecto teórico-metodológico, houve o levantamento de literatura sobre arquivos, filmes e memória, sua importância arquivística e social. Na metodologia empírica, houve o uso do Facebook como uma ferramenta do ensino remoto nas redes sociais, com postagens da indicação, análise e crítica de filmes; o clipping de instituições com acervos arquivísticos audiovisuais, tais como: Arquivo Nacional - AN, Cinemateca Brasileira de São Paulo, Museu de Arte Moderna – MAM, Instituto Moreira Salles - IMS, etc. Assim, atingimos o público interno e externo à universidade, adaptando o projeto de extensão à nova realidade pandêmica vigente.