Geoprocessamento e Vigilância Epidemiológica no enfrentamento da Covid-19 na Macrorregião Triangulo Sul, MG

Autores

  • Ana Laura de Paula Souza Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Jessica Pereira Cruvinel Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Pedro Henrique Benini dos Santos Gavião Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Denise Maciel Carvalho Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais/SRS/Uberaba
  • Ricardo Vicente Ferreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i1.189-201

Resumo

O presente projeto de extensão mapeia os casos de Covid-19 na Macrorregião de Saúde Triângulo Sul, MG, tendo em vista subsidiar as ações da vigilância epidemiológica no território e contribuir nas publicações periódicas do Boletim Epidemiológico da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba. Na execução do projeto são adotadas técnicas de geoprocessamento aplicadas à saúde, produzindo-se dois modelos de cartogramas: mapas de densidade kernel e mapas coropléticos. Os trabalhos seguem enquanto a pandemia ocorrer. No momento da produção deste artigo, os desafios se voltam para os municípios com população abaixo de 20 mil habitantes, que dependem do atendimento especializado dos serviços disponibilizados pelos municípios maiores. Os casos seguem em ascendência na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Laura de Paula Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Discente do curso de Geografia da UFTM.

A discente é bolsista do projeto e realiza atividades de tabulação de dados e faz os mapeamentos da cidade de Araxá e Macrorregional. Participou na organização dos dados para os resultados, escrita da introdução, elaboração da imagem 2, Adequação e revisão deste manuscrito.

Jessica Pereira Cruvinel, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Discente do curso de Geografia da UFTM.

A discente é voluntária no projeto e colabora na tabulação de dados e mapeamentos do município de Iturama e Frutal. Participou na escrita da introdução e elaboração da tabela 1 deste manuscrito.

Pedro Henrique Benini dos Santos Gavião, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Discente do curso de Geografia da UFTM.

O discente é voluntário no projeto e colabora na tabulação de dados e mapeamentos do municípios com população menor que 20 mil habitantes. Participou na elaboração da imagem 1 e 3 deste manuscrito e escrita dos resultados.

Denise Maciel Carvalho, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais/SRS/Uberaba

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil (2014).

Coordenadora do Núcleo de Vigilância EpidemiológicaSuperintendência Regional de Saúde de Uberaba e representante principal da instituição parceira do projeto de extensão.Participou na escrita da introdução, Considerações e revisão textual deste manuscrito.

Ricardo Vicente Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Proefessor doutor do Curso de Licenciatura em Geografia da UFTM. Departamento de Geografia.

Participou na elaboração da imagem 4, escrita dos resultados, Considerções, Limitações, Referências e revisão geral deste manuscrito.

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

Souza, A. L. de P., Cruvinel, J. P., Gavião, P. H. B. dos S., Carvalho, D. M., & Ferreira, R. V. (2020). Geoprocessamento e Vigilância Epidemiológica no enfrentamento da Covid-19 na Macrorregião Triangulo Sul, MG. RAÍZES E RUMOS, 8(1), 189–201. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i1.189-201