Contação de histórias como ação extensionista para o letramento de crianças na cidade de Bom Jesus (PI)

Autores

  • Valdeney Lima da Costa Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Cleidiana Ribeiro da Silva Universidade Estadual do Piaui (UESPI)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.150-159

Palavras-chave:

Ação extensionista, Contação de histórias, Letramento

Resumo

Esse texto descreve os resultados da ação extensionista denominada Contação de histórias na perspectiva do Letramento em ambientes educativos, promovida pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus  de Bom Jesus. Teve como objetivo  promover práticas de contação de histórias em ambientes educativos para crianças de 4 a 8 anos de idade. As ações extensionistas ocorreram durante o ano de 2021, por meio da plataforma Google Meet, com a participação de crianças e seus respectivos responsáveis. Nos encontros virtuais com os participantes dessa ação, utilizamos a exibição de microvídeos gravados, compartilhamento de histórias, imagens,  sugestão de atividades de reconto e produção textual. Ao final da execução do projeto, verificamos, por meio de relatos dos participantes, que as vivências realizadas foram consideradas proveitosas e colaboraram no processo de letramento das crianças, estimulando os usos sociais da oralidade, leitura e a produção textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdeney Lima da Costa, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Professor Adjunto I do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Cleidiana Ribeiro da Silva, Universidade Estadual do Piaui (UESPI)

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Referências

LACOMBE, Ana Luísa. Quanta História numa história! Relato das experiências de uma contadora de histórias. 1. ed. São Paulo: É Realizações, 2015.

RIBEIRO, R. M. C da. A extensão universitária como indicativo de responsabilidade social. Revista Diálogos. Brasília. v. 15. n.1. p. 81-88. jul. 2011. Disponível em: https//portalrevistas.ucb.br.

ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica,1998.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. Memorial Final de Atividades Extensionista – PIBEU/PREX/UESPI, 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) nº. 038/2020, de 21 de dezembro de 2020. Estabelece diretrizes para as Ações Extensionistas e á Assistência Estudantil da Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX/UESPI.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Lima da Costa, V., & Ribeiro da Silva, C. . (2022). Contação de histórias como ação extensionista para o letramento de crianças na cidade de Bom Jesus (PI). RAÍZES E RUMOS, 10(2), 150–159. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.150-159