Nupe em Tela

um olhar sobre a curricularização da extensão nos cursos de graduação na modalidade da educação a distância

Autores

  • Dahyse de Oliveira e Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA http://orcid.org/0000-0002-0140-5929
  • Edileusa Medeiros Bezerra UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Francine Mendes dos Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Maria de Fátima Hanaque Campos UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2023.v11.i2.31-56

Palavras-chave:

Extensão universitária, Plano Nacional da Educação, Cibercultura

Resumo

O debate em torno da curricularização da extensão universitária deu-se através do Plano Nacional de Extensão Universitária 2012, Plano Nacional da Educação (2014-2023) e a Lei nº 13.005/2014 que definiu, na estratégia 12.7, “assegurar no mínimo 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária” (BRASIL, 2014). Esse estudo trata da experiência do Projeto Nupe em Tela e teve como objetivo divulgar as atividades de curricularização da extensão nos cursos de graduação na modalidade a distância, na Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD/UNEB). Adotou como procedimentos metodológicos a pesquisa descritiva, em uma abordagem qualitativa, utilizando fontes bibliográficas e documentais para coleta de dados. Destacam-se o êxito da curricularização da extensão, a necessidade de avaliações contínuas para o aprimoramento da articulação com ensino e pesquisa, qualificação docente, formação discente, parcerias com a sociedade e atendimento às demais instâncias institucionais.

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Biografia do Autor

Dahyse de Oliveira e Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Universidade do Estado da Bahia ( UNEB) Salvador/BA, Brasil.

Analista Universitário da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD)

Doutora em Desenvolvimento Regional e Urbano

Edileusa Medeiros Bezerra, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Universidade do Estado da Bahia ( UNEB) Salvador/BA, Brasil.

Analista Universitária da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD)

Mestre em Gestão e Tecnologia aplicadas à Educação 

Francine Mendes dos Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Universidade do Estado da Bahia ( UNEB), Salvador/BA, Brasil.

Professora da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD)

Mestre em Gestão e Tecnologia aplicadas à Educação

Maria de Fátima Hanaque Campos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Universidade do Estado da Bahia ( UNEB) Salvador/BA, Brasil.

Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professora do Programa de Pós-graduação Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC)

Doutora em Historia da Arte

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

de Oliveira e Oliveira, D. ., Medeiros Bezerra, E. ., Mendes dos Santos, F. ., & Hanaque Campos, M. de F. (2023). Nupe em Tela: um olhar sobre a curricularização da extensão nos cursos de graduação na modalidade da educação a distância. RAÍZES E RUMOS, 11(2), 31–56. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2023.v11.i2.31-56