O uso da internet no combate à violência infantil
relato de experiência em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i1.134-146Palabras clave:
Enfermagem Pediátrica. Rede Social. Violência. Criança.Resumen
O Projeto de Extensão “Cultura da Paz entre crianças e adolescentes: a Enfermagem na Prevenção da violência na escola” atua nas escolas municipais do Rio de Janeiro a fim de promover a prevenção de violências à criança. Entretanto, a pandemia da Covid-19 mudou a forma de empreendimento das ações permitindo a experiência do formato híbrido e o uso das mídias sociais aliado ao combate dos vários tipos de violência. Objetivo deste texto é descrever a experiência do processo de elaboração de materiais educativos voltados para a prevenção de violências à criança e o uso de mídias sociais. Trata-se de um relato de experiência sobre a construção de materiais educativos durante a pandemia da Covid-19. Histórias em vídeos e outros materiais foram produzidos e amplamente divulgados no canal no Instagram® (@culturadapazufrj), Whatsapp®, Youtube® e Facebook®, demonstrando a capacidade de adaptação do projeto à possibilidade do combate às violências de maneira virtual.
Descargas
Citas
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em: 02 de Março de 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Impacto da violência na saúde das crianças e adolescentes/ Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências: orientação para gestores e profissionais de saúde / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
FERREIRA, C.L.S; CÔRTES, M.C.J.W e GONTIJO, E.D. Promoção dos direitos da criança e prevenção de maus tratos infantis. Ciên. Saúde Coletiva [online]. v. 24, n. 11, pp. 3997-4008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-812320182411.04352018. Acesso em: 18 de maio de 2022.
KRUG, E.G et al., eds. World report on violence and health. Geneva, World Health Organization, 2002. Disponível em:<https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/42495/9241545615_eng.pdf;jsessionid=DA5D990E0EF9A08BE1AFA2EEC1353469?sequence=1>. Acesso em: 10 de fevereiro de 2022
LEVANDOWSKI, M.L et al. Impacto do distanciamento social nas notificações de violência contra crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul, Brasil. Cadernos de Saúde Pública [online]. 2021, v. 37, n. 1, e00140020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311X00140020>. Acesso em 18 de fevereiro de 2022
OLIVEIRA, M. et al. Violência sexual contra crianças e adolescentes: a escola como canal de proteção e denúncia. PERSPECTIVA [online]. 2020, v. 38 n. 4. . Disponível em: ttps://doaj.org/article/37ee9213c6654198896a414f0d8bf793. Acesso em: 15 de fevereiro de 2022.
PLATT, V.B; GUEDERT, J.M; COELHO, E.B.S. Violence against children and adolescents: notification and alert in times of pandemic. Revista Paulista de Pediatria [online]. 2021, v. 39, e2020267. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1984-0462/2021/39/2020267>. Acesso em: 02 de Março de 2022.
UNITED NATIONS CHILDREN´S FUND (UNICEF). Protecting the most vulnerable children from the impact of coronavirus: An agenda for action. [Internet]. 2020. Available from: https://www.unicef.org/coronavirus/agenda-for-action Acesso em: 19 de Maio de 2022.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Child maltreatment: the health sector responds. Geneva: World Health Organization; 2017. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/child-maltreatment. Acesso em: 18 de Maio de 2022.
ZEQUINAO, M. A et al . Desempenho escolar e bullying em estudantes em situação de vulnerabilidade social. J. Hum. Growth Dev., São Paulo , v. 27, n. 1, p. 19-27, 2017 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822017000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 19 de Maio de 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 RAÍZES E RUMOS
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.