O LUGAR DO NÃO TURISMO: CONSUMO E AUTENTICIDADE EM PSEUDOPACOTES DE VIAGEM

Autores

  • Caroline de Brito Santos Unirio

Resumo

Resumo O desejo modela o comportamento do consumo nas sociedades pós-modernas. A eterna busca pela satisfação de desejos impele o indivíduo às compras. Este mesmo desejo é ditado pela sociedade, que torna o consumo uma condição primária para a aceitação social do indivíduo. As viagens, especialmente as internacionais, estão entre os primeiros itens de consumo quando a questão é fornecer status social. Este trabalho traz uma reflexão crítica sobre o consumo de pacotes de viagens fictícios que estão sendo vendidos em Moscou e que são aqui trabalhados sob a denominação de pseudoturismo. Tais pacotes são adquiridos com o objetivo de se obter prestígio social e constituem-se em suvenires e uma série de objetos autenticadores que têm por finalidade comprovar a realização de uma viagem que não aconteceu. A questão do consumo, da autenticidade, e o caráter virtual do pseudoturismo são abordados por meio de uma análise da dinâmica social pós-moderna.

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Publicado

2009-11-06

Como Citar

Santos, C. de B. (2009). O LUGAR DO NÃO TURISMO: CONSUMO E AUTENTICIDADE EM PSEUDOPACOTES DE VIAGEM. Itinerarium, 2. Recuperado de https://seer.unirio.br/itinerarium/article/view/390

Edição

Seção

Artigos