NÓS DO MORRO – 30 ANOS DE UMA TURMA DE BAMBA NO VIDIGAL

Autores

  • Marina Henriques Coutinho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.9789/opo.v1i9.6884

Resumo

RESUMO: O artigo analisa aspectos da trajetória de trinta anos do grupo de teatro Nós do Morro, da favela do Vidigal, situando-o como experiência pioneira e marco na História do Teatro Brasileiro. Aborda a dramaturgia de Luiz Paulo Corrêa e Castro como fundamento para a expressão da voz de sua comunidade-mãe. O texto também investiga a contribuição da produção artística do grupo como estímulo para a formação de novos coletivos teatrais, oriundos dos espaços populares, e seu potencial para lutar pelo direito à cidade. Palavras-chave: Nós do Morro; História; Teatro; Favela; Cidade ABSTRACT: This article analyzes aspects of the thirty-year trajectory of the theater group Nós do Morro, from the Vidigal favela, situating it as a pioneering and landmark experience in the History of the Brazilian Theater. It addresses the dramaturgy of Luiz Paulo Corrêa e Castro as a basis for the expression of the voice of its mother community. The text also investigates the contribution of the artistic production of the group as a stimulus for the formation of new theatrical collectives, coming from the popular spaces, and its potential to fight for the right to the city. Keywords: Nós do Morro Group; History; Theater; Slum; City

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Biografia do Autor

Marina Henriques Coutinho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora do Departamento de Ensino do Teatro, do Programa de Pós- Graduação em Ensino das Artes Cênicas (PPGEAC) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coutinho é doutora em Artes Cênicas (UNIRIO), atriz e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Sua tese de doutorado, A Favela como Palco e Personagem e o Desafio da Comunidade-sujeito, recebeu Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pedagogia Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro em comunidades, teatro aplicado, teatro e escola. Atualmente, na UNIRIO, coordena o projeto de pesquisa, Teatro Aplicado: Investigações sobre um Universo em Expansão e o programa de extensão, Teatro em Comunidades.

Publicado

2017-10-08

Como Citar

Coutinho, M. H. (2017). NÓS DO MORRO – 30 ANOS DE UMA TURMA DE BAMBA NO VIDIGAL. O Percevejo Online, 9(1), 76–88. https://doi.org/10.9789/opo.v1i9.6884

Edição

Seção

Variações sobre o Teatro brasileiro: ontem e hoje