18. Atividade simbólica na infância e abordagens do teatro no meio escolar: convergências e incompatibilidades.

Autores

  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i2.%25p

Resumo

O artigo discute as relações entre a construção da representação teatral pela criança e a ação pedagógica relacionada à aprendizagem do teatro no meio escolar. Na discussão, parte-se de um apanhado das etapas evolutivas do processo de construção da atividade lúdica de caráter representativo, sob enfoque da teoria de Jean Piaget, e da análise de determinados procedimentos docentes, no âmbito da educação infantil, que caracterizam a abordagem do teatro e de outras formas lúdicas consideradas preliminares à sua aquisição. Na perspectiva que se busca enfatizar, a aprendizagem do teatro converge para o desenvolvimento da inteligência e para os avanços do processo de socialização na medida em que resulta da participação ativa e cooperativa da criança; e a ação pedagógica tende a aliar-se a esse processo na medida em que articula o exercício da capacidade de criação estética aos interesses coletivos. Palavras-chave | atividade simbólica | teatro | ação pedagógica | educação infantil Abstract The article discusses the relations between the construction of the child’s theatrical representation and the pedagogical action related to the learning of the theater in the school environment. The discussion begins with a summary of the evolutionary stages of the process of construction of the playful activity of representative character (theory of Jean Piaget), and of the analysis of determined teaching procedures, in the scope of the childhood education. By this perspective, the learning of the theater converges to the development of the intelligence and the advances of the process of socialization; and the pedagogical action tends to enter into an alliance with this process. Keywords | symbolic activity | theater | pedagogical action | childhood education

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-04-12

Como Citar

Santos, V. L. B. dos. (2010). 18. Atividade simbólica na infância e abordagens do teatro no meio escolar: convergências e incompatibilidades. O Percevejo Online, 1(2). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i2.%p

Edição

Seção

Experiências na Comunidade e na Escola