O humor e as faces do Supereu

Autores

  • Lucas Pereira Lucena Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Laéria Fontenele Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.9789/pb.v20i2.304-323

Palavras-chave:

Humor, Psicanálise, Angústia, Castração, Supereu

Resumo

O presente texto objetiva empreender uma discussão sobre a concepção freudiana de humor, dando ênfase à participação do Supereu na criação e disposição humorística. Pretende-se, inicialmente, evidenciar a metapsicologia do humor a partir dos textos freudianos “O chiste e sua relação com o inconsciente” (1905) e “O humor” (1927), destacando a introdução do conceito de Supereu a fim de elucidar a atitude do humorista para consigo mesmo; em seguida, realizar uma articulação entre as noções e conceitos de desamparo, castração, angústia e morte a fim de relacioná-los ao Supereu em sua face tirânica. Por fim, discutir a participação do Supereu no processo humorístico a partir da tese freudiana do seu superinvestimento e de estudos de autores contemporâneos que contribuíram para o avanço do entendimento da disposição do Supereu, qualificada como benevolente. Trata-se, portanto, de uma revisão de literatura, cujos achados apontaram para uma visão vivificante do Supereu, que permite ao sujeito gozar, mesmo diante das adversidades da vida e das suas vulnerabilidades, por meio da simbolização da castração e da erotização do Supereu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Pereira Lucena, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. (bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES).

Laéria Fontenele, Universidade Federal do Ceará - UFC

Psicanalista.

Professora Titular Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Diretora do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise – Seção Fortaleza.

Membra da Academia Cearense de Letras (ACL) e da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Downloads

Publicado

2023-03-05

Como Citar

PEREIRA LUCENA, L.; FONTENELE, L. O humor e as faces do Supereu. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 304–323, 2023. DOI: 10.9789/pb.v20i2.304-323. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/12371. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos