A utilização das redes sociais como estratégia para continuidade da extensão universitária em tempos de pandemia

Autores

Resumo

A pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 trouxe interferências para toda a população, devido à suspensão das atividades presenciais. Docentes e discentes criaram um meio de comunicação, utilizando as redes sociais como instrumento de continuidade das atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão “Espaço Educativo para o Cuidado de Mãe e Bebê”. O objetivo deste artigo é relatar a experiência da utilização do Instagram® como um local para atividade de educação em saúde voltada para o público-alvo de mulheres e suas famílias. Após três meses de sua criação, a página @cuidadomaeebebe_unirio tem 148 seguidores e apresenta oito publicações com os temas: “O pós-parto”, “Cuidados com o umbigo”, “O choro do bebê”, “Como acalmar o bebê com: organização da postura”, “Como acalmar o bebê com: banho de ofurô”, “Como acalmar o bebê com: massagens”. O maior desafio desta nova estratégia tecnológica é conseguir atingir, sensibilizar e manter o público-alvo ativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Rodrigues da Rocha, Universidade Federal da Estado do Rio de Janeiro

Doutora pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ (2009). Diretora e professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Paula Assunção Moreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEnf UNIRIO).

Leila Rangel da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil (DEMI) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Inês Maria Meneses dos Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associado do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Márcia Neves Barbosa, Hospital Universitário Gaffrèe e Guinle (HUGG)

Enfermeira do Hospital Universitário Gaffrèe e Guinle (HUGG)

Downloads

Publicado

2020-12-04

Como Citar

da Rocha, C. R., Moreira, A. P. A., da Silva, L. R., Santos, I. M. M. dos, Barbosa, M. N., Bittencourt, G., & Feitosa, I. B. (2020). A utilização das redes sociais como estratégia para continuidade da extensão universitária em tempos de pandemia. RAÍZES E RUMOS, 8(1), 261–269. Recuperado de http://seer.unirio.br/raizeserumos/article/view/10288