A EVOLUÇÃO PARA O OSTINATO MODERNISTA
Palavras-chave:
Stravinsky, Rimsky Korsakov, MussorgskyResumo
Resumo A história selecionou “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky, como a obra por excelência do Primitivismo Musical. Porém, os recursos composicionais empregados nessa obra – em especial a ritmização dos elementos musicais, tornados ostinatos - vão além da estética primitivista, se prestando a transformações e desenvolvimentos que possibilitarão sua utilização em uma ampla gama de obras de estética modernista. Este trabalho se dedica a estabelecer a estética primitivista, determinar os recursos composicionais mencionados e seu funcionamento, e traçar uma linha evolutiva de suas origens na música russa do século XIX até Stravinsky. Abstract History has selected Igor Stravinsky’s “The Rite of Spring” as the key work of Musical Primitivism. The compositional tools employed in this work – specially the rythmization of musical elements, turned into ostinati – go, nevertheless, far beyond its primitivistic origins. Through transformations and developments they adapt themselves to a broad array of modernistic works. This paper focus on establishing the primitivistic esthetics, its compositional tools and how they work, and to line up an evolution of its origins in XIX century Russian music till Stravinsky.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-04-22
Como Citar
Bernstein, G. (2008). A EVOLUÇÃO PARA O OSTINATO MODERNISTA. Cadernos Do Colóquio, 8(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/115
Edição
Seção
Linguagem e estruturação musical