O ENSINO DE PIANO NO CURSO TÉCNICO DO CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA PADRE JOSÉ MARIA XAVIER DE SÃO JOÃO DEL-REI ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA INSTITUCIONAL: O PROBLEMA, SUAS IMPLICAÇÕES, E PERSPECTIVAS

Autores

  • Maria Amélia de Resende Viegas UNIRIO/UFMG

Palavras-chave:

Ensino de Piano, crítica genealógica, Modelo C(L)A(S)P, Oficina de Piano

Resumo

Este artigo pretende mostrar, num primeiro momento, quais os limites e impasses encontrados no ensino de piano no Curso Técnico do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier de São João del-Rei -CEMPJMX (MG) , a partir de uma leitura crítica e genealógica das práticas pedagógicas pianísticas, calcada nas idéias do filósofo Foucault.A crítica institucional é parte do processo contínuo de avaliação a que todo educador deve submeter-se.A perspectiva genealógica, que permeia o pensamento foucaultiano, nos mostra o quanto nossas instituições ainda estão impregnadas pelo modelo tradicional do fazer musical. Modelo que exclui o espírito criador, a escuta crítica, fazendo de nossos alunos sujeitos passivos e de nossas instituições espaços estagnados, onde o saber não se multiplica, mas antes se dissolve em mera reprodução e comodismo.Conscientes de nossas ações, a partir deste processo de avaliação, tanto institucional, quanto das práticas pedagógicas empreendidas, (sabendo que aqui estamos procedendo também e principalmente a uma auto-avaliação), num segundo momento, apresentamos uma alternativa iniciada em maio deste ano de 2006, com alguns alunos do Curso Técnico do CEMPJMX como recurso para uma abertura pedagógica. A Oficina de Piano, assim denominada pelo seu caráter experimental, é uma alternativa pedagógica com inspiração nas idéias do compositor e educador Koellreutter e no modelo C(L)A(S)P, do educador Swanwick. Tendo como princípio o espírito criador, a crítica e o apuro da escuta musical dos alunos, no nosso entender, a Oficina de Piano pode funcionar como um micropoder que, através de pequenas ações ajuda a desinstalar as forças que aí estão instituídas, em proveito de um ensino mais aberto, atualizado e prazeroso. Palavras-chaves: Ensino de Piano- crítica genealógica- Modelo C(L)A(S)P - Oficina de Piano Abstract This article intends to show what are the limits and difficulties encountered in the teaching of piano in the Technical Course of the “Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier” of São João del-Rei- CEMPJMX (MG), based on a critical and genealogical reading of pedagogical pianistic practices inspired by ideas of the philosopher Foucault. The institution appraisal of its activities is part of the continuous process of evaluation to which all educators should submit. The genealogical perspective, that permeates the foucaultian thought, shows how much our institutions still are impregnated of the traditional model of making music. This is a model that excludes the creative spirit turning our students into passive subjects and our institutions into stagnant spaces, where knowledge is not fostered, but rather dissolves into mere detached reproduction .Conscious of our actions , beginning from this process of evaluation , not only institutional , but as pedagogical practices implemented ( knowing that we were also involved with careful self evaluation), we went on to put into practice an alternative method: beginning in May of 2006, with some pupils of the Technical Course of CEMPJMX. The piano workshop, thus denominated because of its experimental character, is a pedagogical alternative with inspiration on the ideas of the composer and educator Koellreutter and on the model C(L)A(S)P, of the educator Swanwick. Having as a guiding principle the spirit of creation, the stimulation of the critical sense and the accuracy of musical listening of the pupils, we believe that the Piano Workshop can work as a micro power that, through small actions helps to eliminate present powers, in benefit of a more updated, freer and pleasurable teaching. Key-words: piano teaching- genealogical critic- Model C(L)A(S)P- Piano workshop

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Amélia de Resende Viegas, UNIRIO/UFMG

Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO no ano de 2007. Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Licenciada em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música-CBM- do Rio de Janeiro. Professora de piano do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier de São João del-Rei (MG) e atualmente professora da área pedagógica do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São João del-Rei- UFSJ.

Downloads

Publicado

2008-04-22

Como Citar

Viegas, M. A. de R. (2008). O ENSINO DE PIANO NO CURSO TÉCNICO DO CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA PADRE JOSÉ MARIA XAVIER DE SÃO JOÃO DEL-REI ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA INSTITUCIONAL: O PROBLEMA, SUAS IMPLICAÇÕES, E PERSPECTIVAS. Cadernos Do Colóquio, 8(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/120

Edição

Seção

Música e educação