CORRESPONDÊNCIA PESSOAL COMO FONTE HISTÓRICA E MUSICOLÓGICA

Autores

  • André Guerra Cotta UNIRIO/UFMG

Palavras-chave:

Francisco Curt Lange, correspondência pessoal, Musicologia, musicologia, música brasileira, América Latina, história, arquivologia.

Resumo

O presente artigo consiste em uma reflexão sobre problemas metodológicos relacionados à utilização de correspondência pessoal como fonte para a pesquisa histórica e musicológica, buscando fundamentar o estudo da correspondência de Francisco Curt Lange, que compõe a Série 2 do Acervo Curt Lange–UFMG. O autor apresenta considerações sobre algumas das dificuldades comumente encontradas pelo pesquisador ao lidar com este tipo de fonte, tais como localização e acessibilidade, comenta aspectos jurídicos relacionados à pesquisa de documentos de caráter privado e procura discutir algumas das dificuldades existentes na interpretação de correspondência como fonte documental. O artigo fornece também alguns dados objetivos sobre a correspondência de Francisco Curt Lange, tais como interlocutores mais freqüentes, idiomas mais utilizados e países com maior número de cartas remetidas. Finalmente, o autor apresenta exemplos dados obtidos com o trabalho sobre parte da correspondência de Lange do período de 1944-1946, quando esteve no Brasil editando o VI Boletín Latino Americano de Música e, adicionalmente, elementos para uma cronologia biográfica de Francisco Curt Lange – cujo percurso geográfico foi extremamente complexo – deduzida a partir de sua correspondência ativa, uma importante referência para futuros trabalhos de cunho biográfico sobre o musicólogo teuto-uruguaio. Palavras-chave: Francisco Curt Lange, correspondência pessoal, musicologia, música brasileira, América Latina, história, arquivologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Guerra Cotta, UNIRIO/UFMG

André Guerra Cotta. Musicólogo, Bacharel em Regência e Especialista em Musicologia Histórica Brasileira pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da mesma universidade, com a dissertação O tratamento da informação em acervos de manuscritos musicais brasileiros, trabalho em que propôs as bases de uma arquivologia musical, além de apresentar uma tradução comentada para o português da normativa de descrição do Répertoire Internationale de Sources Musicales – RISM e das Regras para catalogação de manuscritos musicais da International Association of Music Libraries - IAML. Desenvolveu, através de Bolsa VITAE de Artes (1999), a pesquisa Música e músicos em Itabira do Matto Dentro - século XIX. Pesquisador no Projeto Acervo da Música Brasileira / Restauração e Difusão de Partituras (PETROBRAS/FUNDARQ) (2001-2003). Pesquisador de apoio técnico no Acervo Curt Lange da Universidade Federal de Minas Gerais, pela FAPEMIG/FUNDEP (2003-2004). Coordenador do Projeto Conservação e Instalação Definitiva do Acervo Curt Lange - UFMG (UFMG/FUNDEP/PETROBRAS, 2005-2006). Responsável pela área de arquivologia musical no projeto Reorganização e digitalização do Acervo do Cabido Metropolitano do Rio de Janeiro (PETROBRAS/ Movimento.com, 2005). É autor de diversos artigos e também organizador de livros ligados à área de musicologia histórica, tais como Lobo de Mesquita no Museu da Música (2005), Guia do Acervo Curt Lange-UFMG (2005) e Arquivologia e Patrimônio Musical (2006). Musicólogo atuante junto à Sociedade Musical Euterpe Itabirana, ao Museu da Música de Mariana e a outros acervos brasileiros, atualmente coordena o Acervo Curt Lange – UFMG e é Doutorando em Musicologia pela UNIRIO.

Downloads

Publicado

2008-04-22

Como Citar

Cotta, A. G. (2008). CORRESPONDÊNCIA PESSOAL COMO FONTE HISTÓRICA E MUSICOLÓGICA. Cadernos Do Colóquio, 8(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/132

Edição

Seção

Documentação e história da música