A FIGURA DE RÔMULO EM TITO LÍVIO, O MODELO IDEAL DE GOVERNANTE DURANTE O PRINCIPADO AUGUSTANO (27 A.E.C A 14 E.C) - Caio Smith Moreira
Palavras-chave:
Ancestralidade. Cultura. Legitimação. Religião. ResgateResumo
O livro I De Urbe Conditia de Tito Lívio narra a história de Roma a partir da chegada de Enéias à península itálica, e como seu descendente Rômulo funda a cidade, até o exílio de Tarquínio, o último rei de Roma. Em nossa visão os resgates feitos por Tito Lívio em sua obra, responderam a anseios sociais e também as bases da estratégia de Otávio Augusto para se legitimar politicamente durante o Principado Augustano, ao desassociar sua imagem do período monárquico. Os feitos de Rômulo na narrativa de Tito Lívio não só se assemelham aos de Otávio Augusto durante a contemporaneidade do autor, mas também é suposta uma ancestralidade comum entre os dois líderes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.