ORIGENS: A CRIAÇÃO DO GRUPO AFRO-INDÍGENA DE ANTROPOLOGIA CULTURAL UMBANDAUM
Palavras-chave:
Umbandaum; Origens; Caravelas-BA; Abolição.Resumo
Este artigo objetiva compreender o processo de surgimento e constituição do Grupo Afro-indígena de Antropologia Cultural Umbandaum enquanto um movimento político-cultural da cidade de Caravelas-BA, por meio das principais produções teóricas sobre o grupo. O percurso metodológico adotado foi a análise da produção bibliográfica sobre o tema e de informações coletadas no campo da pesquisa. Tais procedimentos possibilitaram construir um breve histórico do nascimento e desenvolvimento do grupo entre os anos 1988 a 1989. Logo, o surgimento do Grupo Afro-indígena de Antropologia Cultural Umbandaum, no dia 13 de maio de 1988, insere-se dentro de inúmeras ações de repúdio ao centenário da abolição realizadas pelos movimentos negros contemporâneos brasileiros em todo o país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jessica Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.