“Que tipo de mulher é essa poderosa e real taberneira?”: Uma análise de Méroe, a femina divina de Apuleio
Resumo
A ampla presença da magia é um dos aspectos mais célebres da prosa ficcional Metamorfoses, composta por Apuleio de Madaura no século II d.C. A própria transformação do narrador em burro, evento central da trama, se deve a uma ação mágica. Responsável por algumas das passagens mais notáveis envolvendo as artes mágicas no interior do texto, a taverneira Méroe é uma personagem de destaque no primeiro livro da obra. Unindo elementos presentes nas obras de outros autores romanos a características desconhecidas nos demais, Apuleio criou uma personagem singular na tradição literária latina. Este artigo tem como objetivo analisar o conjunto de atributos de Méroe, investigando suas semelhanças e diferenças com relação às personagens encontradas em outros textos latinos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de qualquer trabalho publicado na Revista pertencerão aos autores. Não haverá qualquer pagamento pela publicação na Revista e a aceitação dos originais implicará na aceitação das condições descritas nas informações sobre a revista constantes do escopo e de todas as regras apresentadas, assim como o respeito à legislação e às normas vigentes concernentes a publicações. A UNIRIO e seus entes subordinados não se responsabilizarão por quaisquer equívocos, questões e contendas entre autores, participantes e/ou entes institucionais que sobrevenham às publicações. O e-mail do autor será disponibilizado no trabalho.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos. É adotada a licença Crative Commons do tipo “Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)”, acessível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode.pt , segundo a qual, em linhas gerais, é permitindo fazer o download dos trabalhos e o seu compartilhamento para fins educacionais, desde que sejam atribuídos os créditos a seus autores, citando também o repositório dos trabalhos, e sem que se possa alterar o material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.

Qualis/CAPES 2017- 2020 B4
Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras



