OS MUSEUS E A AUTENTICIDADE NO TURISMO
Palavras-chave:
Turismo, Cultura, Museus, Autenticidade.Resumo
Resumo: Uma das questões que mais têm sido debatidas durante a segunda metade do século pela antropologia em relação ao turismo, é a da autenticidade. Em nome desta muitos operadores turísticos seja organismos oficiais ou empresas privadas pretendem que as populações autóctones permaneçam congeladas no tempo, o que as impede de usufruir os benefícios de integração ao processo civilizatório que hipoteticamente o turismo traz. Os museus tem provado ser, em várias partes do mundo, veículos adequados para mostrar o passado fielmente recriado e as culturas fielmente retratadas aos turistas que assim o desejam, permitindo que a sociedade visitada se insira na sociedade globalizada. Ao mesmo tempo, os turistas passaram a ser importantes do ponto de vista da arrecadação, provocando um ciclo de melhora dos museus que reverte em benefícios para a própria sociedade local e a expectativa de visitação turística têm estimulado o investimento privado na criação e revitalização de museus
Abstract: Authenticity has been one of the most debated issues in anthropological studies focusing tourism. In search for authenticity many tour operators _either public or private_ have intended to keep native groups frozen in past times so tourists are able to “live” it, and doing so have alienated those groups from the progress tourism should bring. In several countries museums have proved to be good supports to show the authenticity of past times and so allowing native populations to keep pace with modernity. On the other hand, tourists came to be of great importance to museums as income providers, thus stimulating improvements which in turn benefit local society. The expectation of receiving tourists as well has stimulated private investments in museums