0009/2010 - XML-Schema e Modelo de Dados em SOA

Autores/as

  • Leonardo Guerreiro Azevedo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Flávia Santoro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Fernanda Baião Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palabras clave:

Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), XML-Schema, Modelo Canônico, Padrões para esquemas XML

Resumen

XML (Extensible Markup Language) é a principal linguagem em uma SOA. Ela é utilizada para troca de mensagens, descrição de tipos de dados (XML-Schema), des-crição de serviços (WSDL), orquestração de serviços (WS-BPEL) etc. XML é visto como uma forma independente de plataforma para descrição dos tipos de dados. No entanto, o bom uso deste poderoso artefato pode auxiliar a manter os princípios de uma arquitetura orientada a serviços, tais como coesão, baixo acomplamento e reuso. O objetivo deste relatório é apresentar os principais conceitos de XML-Schema e discutir os padrões de projeto para elaboração de esquemas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Guerreiro Azevedo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto I do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Flávia Santoro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Fernanda Baião, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Publicado

2010-09-18

Cómo citar

Azevedo, L. G., Santoro, F., & Baião, F. (2010). 0009/2010 - XML-Schema e Modelo de Dados em SOA. RelaTe-DIA, 4(1). Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/monografiasppgi/article/view/970

Número

Sección

Relatórios