6 - O TRABALHO DO ATOR E SUA ORIGEM ESPIRITUAL

Autores

  • Adriana Maia UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2010.v2i2.%25p

Resumo

Este artigo pretende detectar as origens do trabalho do ator investigando estes primórdios em práticas sagradas e rituais religiosos. Utilizei como referência os seguintes textos: Bailarino, pesquisador e intérprete de Graziela Rodrigues, As máscaras mutáveis do Buda dourado de Mark Olsen, O ator como xamã de Gilberto Icle e O ato de incorporar de Peter Brook. Palavras-chave | origem | ritual | transmissão | treinamento e prática ADRIANA MAIA é atriz, diretora e pesquisadora teatral. Concluiu seu mestrado na UNIRIO e atualmente é doutoranda pela mesma instituição. Foi uma das coordenadoras do programa Horizontes Culturais, um projeto de formação de plateias e valorização da cultura artística nas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira de atriz no grupo Além da Lua onde recebeu o Prêmio Molière de Incentivo ao Teatro Infantil em 1986. Foi integrante do Centro de Demolição e Construção do Espetáculo de Aderbal Freire Filho, além de ter atuado em espetáculos dirigidos por Amir Haddad e Camila Amado. Como diretora, encenou Infância, texto inédito de Thornton Wilder, onde recebeu indicação ao Prêmio Coca Cola de Teatro Infantil como diretora, além do Prêmio Mambembe de Melhor Espetáculo do Ano, em 1988. Desde maio de 2007 dirige o grupo Teatro das Possibilidades, onde organiza um laboratório permanente de investigação teatral. This paper intends to investigate the origin of the acting in some religions procedures and sacred rituals. I’ve used as a reference the following texts: Dancer, researcher and interpreter by Graziela Rodrigues, The golden Buddha changing masks by Mark Olsen, The actor as a shaman by Gilberto Icle and The act of possession by Peter Brook Keywords | origin | ritual | transmission | training and practice ADRIANA MAIA is an actress, director and theater researcher. She earned a MA at UNIRIO and is doing her PhD at the same institution. She coordinated Horizontes Culturais, a project improving access to culture in public schools of Rio de Janeiro. Her acting career started at Além da Lua, a group that received several awards, such as the Prêmio Molière de Incentivo ao Teatro Infantil. She was a member of Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, a group of the director Aderbal Freire Filho and worked as actress in productions of Amir Haddad and Camila Amado. In 1986, staged Childhood, by Thornton Wilder, and received a nomination to the Coca Cola Award of Children´s Theater for best director, and the award Mambembe as one of the best plays of the year. Since 2007 she directs her own group, Teatro das Possibilidades, which is a permanent laboratory for theater research.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-04-07

Como Citar

Maia, A. (2011). 6 - O TRABALHO DO ATOR E SUA ORIGEM ESPIRITUAL. O Percevejo Online, 2(2). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2010.v2i2.%p

Edição

Seção

Processos e métodos de criação