7 - PARA UMA EPISTEMOLOGIA DAS TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO SOMÁTICA

Autores

  • Isabelle Ginot Paris VIII, FR
  • Tradução Joana Ribeiro da Silva Tavares
  • Marito Olsson-Forsberg

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2010.v2i2.%25p

Resumo

Desde os anos 1970, os métodos somáticos, ou somatics, tal como definido por Thomas Hanna (1995) vêm sendo progressivamente integrados na comunidade artística, especialmente pelos bailarinos. Essas práticas reconhecem a unidade corpo-mente e usam, simultaneamente, a observação objetiva e a interpretação subjetiva da experiência como métodos de construção do conhecimento. Isabelle Ginot analisa os princípios gerais de produção de conhecimento e de transmissão dessas práticas. O artigo identifica duas estratégias discursivas importantes nas técnicas somáticas: o aval de personalidades da comunidade científica e o uso de narrações - através de relatos de caso de pacientes e de ensinamentos do mestre. A autora conclui que a função principal da ciência, tal como empregada pelas técnicas somáticas, é a de alimentar a “crença”, um fator provável para a eficácia desses métodos. Palavras-chave | epistemologia | técnicas somáticas | corpo-mente | ciência | estratégias discursivas ISABELLE GINOT é Profa. Dra. no Departamento de Dança da Universidade Paris VIII e atuou nos últimos anos como crítica de dança contemporânea. Praticante da Técnica de Feldenkrais, desenvolve trabalho de adaptação deste método para bailarinos assim como para a análise do movimento. Autora de numerosos artigos sobre dança e técnicas somáticas para a imprensa especializada, publicou os livros: La Danse au XXième siècle, de M. Michel et I. Ginot, (Bordas: 1995), Larousse: 1998, 2002; Dominique Bagouet, un labyrinthe dansé - essai d'analyse de l’oeuvre chorégraphique, I. Ginot, Pantin, éd. CND, 1999. Since the 1970´s, somatic techniques, as defined by Thomas Hanna (1995), are increasingly popular with the artistic community, especially in dance. Somatic practices subscribe to mind-body unity and accept both objective and subjective standards of knowledge in the interpretation of experience. Isabelle Ginot discusses the general principles of production and transmission of knowledge in these practices. The article identifies two major discursive strategies within somatic techniques: the use of “endorsements” from important representatives of the scientific community and the use of “narratives”, such as case-studies of patients and the teachings of the master. She concludes that the main function of science, as used within somatic techniques, is to foster “belief”, which is evoked as a probable factor in the efficacy of these methods. Keywords | epistemology | somatic techniques | mind-body | science | discursive strategies ISABELLE GINOT is Professor at the Dance department of Université Paris VIII and has been a dance writer and theoretician for many years, contributing to French newspapers and international dance magazines. She has collaborated with various dance companies, theaters and festivals and wrote several books on dance, such as: La Danse au XXième siècle, M. Michel and I. Ginot, Paris (Bordas: 1995), Larousse: 1998, 2002; Dominique Bagouet, un labyrinthe dansé - essai d'analyse de l’oeuvre chorégraphique, I. Ginot, Pantin, éd. CND, 1999. Isabelle Ginot is also a certified Feldenkrais practitioner and is currently working in conjunction with the Movement Analysis discipline to adapt this method to the needs of dancers.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-04-07

Como Citar

Ginot, I., Tavares, T. J. R. da S., & Olsson-Forsberg, M. (2011). 7 - PARA UMA EPISTEMOLOGIA DAS TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO SOMÁTICA. O Percevejo Online, 2(2). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2010.v2i2.%p

Edição

Seção

Práticas somáticas