10 - CORPO E ESPAÇO NA OBRA DE PETER BROOK: MARAT/SADE E OS LIMITES DA REPRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.9789/2176-7017.2010.v2i2.%25pResumo
Este artigo propõe investigar as relações entre corpo cênico e o uso do espaço em Marat/Sade, nas versões de Peter Brook para o teatro e para o cinema. Na peça, o diretor desconstrói o espaço cênico ao incorporar o espectador como parte inerente do espetáculo e ao explorar novas formas de representação da loucura, a partir do excesso e da investigação de ações coletivas. O objetivo é o de privilegiar a singularidade da criação de cada ator e, ao mesmo tempo, promover um diálogo com a História, ao se comprometer com a criação de uma linguagem comum que deflagra um ato político, coletivo, histórico. No cinema, adotando o espaço teatral como referência e em continuidade com a proposta anterior, Brook, ao utilizar três câmeras, amplia a sensação de ruptura com o espaço convencional, lançando os atores em uma experiência limite até a catarse final e a destruição do cenário. Palavras-chave | espaço | teatro | cinema | Peter Brook | Marat/Sade GABRIELA LÍRIO GURGEL MONTEIRO é Professora Adjunta de Direção Teatral na Escola de Comunicação da UFRJ. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo/1995), Mestrado (1999) e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), com estágio doutoral na Université Paris III Sorbonne-Nouvelle (2002). Sua tese de doutorado Teatro e cinema na obra de Peter Brook, co-orientada por Georges Banu, tem lançamento previsto para o ano que vem. É autora dos livros A procura da palavra no escuro (7Letras, 2001) e Interseções: Cinema e Literatura (7Letras, 2010). Pesquisadora do CNPq, desenvolve atualmente a pesquisa A teatralidade cinematográfica e o uso de novos dispositivos na produção de imagens (bolsas PIBIC-UFRJ/FAPERJ). Acaba de iniciar uma nova pesquisa intitulada Autobiografia na cena contemporânea: entre a ficção e a realidade. This article aims to explore the relationship between the body and the scenic use of space in “Marat/Sade”, by comparing Peter Brook´s theater and cinema versions of the piece. In the stage play, the director deconstructs the scenic area by incorporating the viewer as an inherent part of the performance and by exploring new ways of representing madness: e.g. through the use of excess and collective actions. The main aim is to emphasize the singularity of what each actor creates, and, at the same time, to promote a dialog with history by creating a common language for a political act, which in itself is both collective and historical. In the film, embracing the theatrical space as a reference to his previous stage version, Brook, using three cameras, extends even further the idea of breaking with the conventional space, pushing the actors to the limit, into a final catharsis and the destruction of the set. Keywords | space | theater | cinema | Peter Brook | Marat/Sade GABRIELA LÍRIO GURGEL MONTEIRO is associate professor of stage direction at the School of Communication of the Federal University of Rio de Janeiro – UFRJ. She is bachelor of Social Communication (Journalism/1995). She earned a Master of Arts (1999) and a PhD in Arts from the Catholic University of Rio de Janeiro (2004) as well as a scholarship to do part of her PhD studies at Université Paris III (2002). A book based on her doctoral thesis – Theater and Film in Peter Brook´s work (Teatro e cinema na obra de Peter Brook), supervised by Georges Banu – is scheduled for release next year. She is also the author of: The Search for the Word in the Dark (A procura da palavra no escuro, 7Letras, 2001) and Intersections: Film and Literature (Interseções: Cinema e Literatura, 7Letras, 2010). She is currently a researcher of the CNPq program, developing the project: The Cinematic Theatricality and Use of New Devices in the Production of Images (A teatralidade cinematográfica e o uso de novos dispositivos na produção de imagens) (PIBIC-UFRJ/FAPERJ scholarships). She recently started a new research project entitled: Autobiography in the Contemporary Scene: between Fiction and Reality (Autobiografia na cena contemporânea: entre a ficção e a realidade).Downloads
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Publicado
2011-04-07
Como Citar
Monteiro, G. L. G. (2011). 10 - CORPO E ESPAÇO NA OBRA DE PETER BROOK: MARAT/SADE E OS LIMITES DA REPRESENTAÇÃO. O Percevejo Online, 2(2). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2010.v2i2.%p
Edição
Seção
Análise de obras