1. Corpo cênico a cores: um ensaio sobre a linguagem das cores no balé
DOI:
https://doi.org/10.9789/2176-7017.2011.v3i1.%25pResumo
Resumo Realizar pesquisas sobre o balé pressupõe estudar a relação das artes que o compõem – música, coreografia, figurinos, acessórios e iluminação. Analisar as relações entre a música e a dança é algo cada vez mais comum. Entretanto tecer uma reflexão sobre o fenômeno da cor neste contexto é algo menos freqüente. O que nos interessa aqui é estudar a cor na sua função dramatúrgica e sua relação com o movimento dançado; a música e o sujeito da obra. A partir dos trabalhos da Johannes Itten e de Claude Romano, propomos um ensaio sobre a linguagem das cores utilizadas em quatro balés e no qual abordaremos os temas: lógica, gramática e arquétipo das cores que constroem a dramaturgia. Palavras-chave | Cores | dramaturgia | balé Abstract To research ballet presupposes the study of the arts that accompany it: music, choreography, costumes, props and lighting. It is increasingly common to analyze the relationship between music and dance. However, is somewhat less frequent to reflect on the phenomenon of color in this context. What is of interest here is the study of color in its dramaturgical function and its relationship with dance movement, with the music and the subject of the piece. Focusing on the works of Johannes Itten and Claude Romano, this essay studies the language of color in four ballets and covers the following topics: logic, grammar and archetype of the colors that build the drama. Keywords | Colors | Dramaturgy | BalletDownloads
Não há dados estatísticos.
Como Citar
Riom, C. (2012). 1. Corpo cênico a cores: um ensaio sobre a linguagem das cores no balé. O Percevejo Online, 3(1). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2011.v3i1.%p
Edição
Seção
Corpo cênico