1. Corpo cênico a cores: um ensaio sobre a linguagem das cores no balé

Autores

  • Charlotte Riom Sorbonne, Paris / FGV

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2011.v3i1.%25p

Resumo

Resumo Realizar pesquisas sobre o balé pressupõe estudar a relação das artes que o compõem – música, coreografia, figurinos, acessórios e iluminação. Analisar as relações entre a música e a dança é algo cada vez mais comum. Entretanto tecer uma reflexão sobre o fenômeno da cor neste contexto é algo menos freqüente. O que nos interessa aqui é estudar a cor na sua função dramatúrgica e sua relação com o movimento dançado; a música e o sujeito da obra. A partir dos trabalhos da Johannes Itten e de Claude Romano, propomos um ensaio sobre a linguagem das cores utilizadas em quatro balés e no qual abordaremos os temas: lógica, gramática e arquétipo das cores que constroem a dramaturgia. Palavras-chave | Cores | dramaturgia | balé Abstract To research ballet presupposes the study of the arts that accompany it: music, choreography, costumes, props and lighting. It is increasingly common to analyze the relationship between music and dance. However, is somewhat less frequent to reflect on the phenomenon of color in this context. What is of interest here is the study of color in its dramaturgical function and its relationship with dance movement, with the music and the subject of the piece. Focusing on the works of Johannes Itten and Claude Romano, this essay studies the language of color in four ballets and covers the following topics: logic, grammar and archetype of the colors that build the drama. Keywords | Colors | Dramaturgy | Ballet

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Biografia do Autor

Charlotte Riom, Sorbonne, Paris / FGV

Charlotte Riom Charlotte Riom é Doutora em Musicologia (Paris IV-Sorbonne), dançarina e musicista. Sua especialidade é o estudo do balé e das relações entre música/dança. Estudou notação Benesh e foi iniciada às notações Sutton e Laban na universidade Paris VIII/ Saint-Denis. Autora de vários artigos sobre a notação coreográfica introduziu em sua tese de doutorado, defendida em março 2010, a notação Benesh. Suas pesquisas tratam da dramaturgia musical do balé, das correspondências das artes para a interpretação e a criação. Atualmente ensina história da música na Escola Superior de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Charlotte Riom has a PhD in musicology (Paris IV-Sorbonne). She is specialized in the study of ballet and in the relationships between music and dance. She studied the Benesh notation in Paris and was initiated to the Sutton and Laban notations at the university of Paris VIII/Saint-Denis. Author of several articles about the chorographical notation, she introduced the Benesh notation in her these, defended in March 2010. Her research is about the musical dramaturgy of the ballet, the correspondences of arts for interpretation and creation. She is currently offering a course in history of music in the High School of Socials Sciences at the Fundação Getulio Vargas in Rio de Janeiro.

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Como Citar

Riom, C. (2012). 1. Corpo cênico a cores: um ensaio sobre a linguagem das cores no balé. O Percevejo Online, 3(1). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2011.v3i1.%p