4. O TEATRO NO ESPAÇO DA CIDADE – O Lugar Praticado

Autores

  • Biange Cabral UDESC

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i1.%25p

Resumo

Pessoas transitam entre cinco cenas teatrais criadas através do cruzamento entre locais significantes de uma cidade, sua história e as memórias de seus habitantes mais antigos. Os atores – estudantes de teatro e moradores do local – apresentam a história não-oficial, fazendo uso de cerimônias e rituais para criar atmosfera e dar voz a todos. O público, dividido em cinco grupos, segue roteiros distintos, tendo como guia um contador de histórias, que durante o percurso narra os eventos nos quais se basearam cada cena. A parceria entre atores e moradores, na construção e apresentação do espetáculo, dá visibilidade ao contexto multicultural dos locais onde foram criados e corresponde a uma forma mosaica e não linear de ler o mundo. Rituais e Cerimônias são focalizados frente a questões de identidade, mobilidade e articulação de diferenças. O conceito de lugar praticado, usado por Michel de Certeau para descrever a cidade como um lugar a ser apropriado pelo uso, subsidiou esta reflexão sobre o espaço do espetáculo inserido no espaço da cidade. Palavras-chave | Teatro e Cidade | Lugar – História – Memória | Cerimônias e Rituais | Articulação de Diferenças | Lugar Praticado. Abstract People walk through five theatre scenes which were constructed by crossing significant places of a town, its history and the memories of its elderly inhabitants. The actors – theatre students and locals – present the unofficial history, making use of ceremonies and rituals to create atmosphere and give voice to the whole group. The audience, splits into five groups, and follows distinct routes. Storytellers as guides, narrate the background events of each scene throughout the walking tour. The partnership between actors and locals in building and presenting the performance make visible the multicultural context of their town, and represent a mosaic and non linear mode of reading the world. Rituals and Ceremonies are considered under the perspective of identity, mobility and articulation of differences. The concept of practised place, used by Michel de Certeau to describe the city as a place to be appropriate by its use, supported this reflection about the space of a performance inserted into the space of the city. Keywords | The theatre and the city | Place-History-Memory | Ceremonies and Rituals | Articulation of Differences | Practised Place. BEATRIZ A.V. CABRAL (BIANGE CABRAL) é professora do Curso de Artes Cênicas da UDESC (licenciatura, mestrado e doutorado), e diretora de Artes Cênicas na UFSC. Tem mestrado pela ECA/USP e doutorado pela University of Central England in Birmingham. Coordenou intercâmbio com a University of Exeter (Programa CAPES/Conselho Britânico) de 1997 a 2001. Foi tesoureira da ABRACE - gestão 2002-2004. Publicou Ensino do Teatro - experiências interculturais (Org.) e Drama como Método de Ensino (Hucitec). Tem publicado artigos nas áreas de Pedagogia do Teatro e Recepção. BEATRIZ A.V. CABRAL (BIANGE CABRAL) is Professor of the Scenic Arts Post Graduation Course of UDESC (degree, master's degree and doctorate), and director of Scenic Arts in UFSC. She has a master's degree for ECA/USP and PHD by University of Central England in Birmingham. She has coordinated the Exchange Programme with the University of Exeter (CAPES/Conselho Britânico) from 1997 to 2001. She was the account manager of the Brazilian Association of Researchers in Scenic Arts (2002-2004). She has published Teaching Theater- intercultural experiences (Org.) and Drama as Method of Teaching (Hucitec). She has been publishing articles on The Pedagogy of Theater and Reception.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-28

Como Citar

Cabral, B. (2009). 4. O TEATRO NO ESPAÇO DA CIDADE – O Lugar Praticado. O Percevejo Online, 1(1). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i1.%p

Edição

Seção

Tensões e revelações