11. A LITERATURA DRAMÁTICA DE PLÍNIO MARCOS: cenas da(s) cidade(s)
DOI:
https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i1.%25pResumo
A literatura dramática de Plínio Marcos atinge o leitor e/ou espectador como estilete. Provoca, ao mesmo tempo, repulsa e desperta uma angústia solitária, induzindo à necessidade urgente de intervenção. As relações de poder são estabelecidas por uma fauna de alcagüetes, prostitutas, homossexuais, cafetões e cafetinas, policiais corruptos, desempregados, prisioneiros assassinos, loucos, débeis mentais, meninos abandonados: seres jogados em cena sem nenhuma cortina de fumaça. De olho nesse universo, este artigo aborda os sentidos das representações sociais da(s) cidade(s) a partir dos textos de Plínio Marcos. Nos seus escritos avultam como temas a solidão e a decadência humana, o círculo vicioso da tortura mútua e a absoluta falta de sentido nas vidas degradadas, a sexualidade e os padrões de comportamento dominantes, o beco sem saída da miséria e a violência, a superexploração do trabalho humano e a morte prematura como horizonte permanente. Sobressaem, portanto, sujeitos sociais distintos, marcados pela tragédia individual e coletiva, que circulam pelo espaço urbano. Palavras-chave | Plínio Marcos | cidade(s) | teatro engajado | literatura dramática | representações sociais Abstract Plinio Marcos’s dramatic literature hits the reader and/or audience like a blade. It incites and, at the same time, it repulses and causes a solitary anguish, leading to an urgent need to intervention. Relations of power are established by a fauna of stool pigeons, prostitutes, homosexuals, pimps, corrupt police officers, unemployed, imprisoned murderers, madmen, feebleminded, abandoned boys: people thrown into the scene without any smoke screen. With an eye on such universe, this article approaches the social representations of city(ies) in the work of Plinio Marcos. His writings’ topics are the human solitude and decadence, the vicious circle of mutual torture and the absolute absence of meaning in degraded lives, the sexuality and the dominant patterns of behavior, the dead end of misery and violence, the super exploitation of labor, and the early death as a permanent horizon. Therefore, distinct social subjects, marked by individual or collective tragedy, who circulate around the city standout. Keywords | Plinio Marcos | city(ies) | engaged theater | dramatic literature | social representations KÁTIA RODRIGUES PARANHOS é Doutora em História Social pela Unicamp. Professora dos cursos de graduação em História e pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Pesquisadora do CNPq e da Fapemig. Autora do livro Era uma vez em São Bernardo: o discurso sindical dos metalúrgicos (1971/1982). Campinas: Editora da Unicamp/Centro de Memória – Unicamp, 1999. Editora de ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte. KÁTIA RODRIGUES PARANHOS is a PhD in Social History (UNICAMP). Professor of undergraduate and graduate History courses at the Federal University of Uberlândia/UFU. CNPq and FAPEMIG Researcher. Author of the book Era uma vez em São Bernardo: o discurso sindical dos metalúrgicos (1971/1982) (Once upon a time in São Bernardo: the steal workers' unionist discourse (1971/1982). Campinas: Editora da UNICAMP/Centro de Memória-UNICAMP, 1999. Publisher of the periodic ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-01-04
Como Citar
Paranhos, K. R. (2010). 11. A LITERATURA DRAMÁTICA DE PLÍNIO MARCOS: cenas da(s) cidade(s). O Percevejo Online, 1(1). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i1.%p
Edição
Seção
Cidades representadas