3. Da Pedagogia do Ator à Pedagogia Teatral: verdade, urgência, movimento.
DOI:
https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i2.%25pResumo
Este texto discorre sobre o movimento de passagem da Pedagogia do Ator a Pedagogia Teatral. Discute a Pedagogia Teatral hoje e sua promessa de transformação dos indivíduos a partir da análise de alguns movimentos emergentes no teatro do século XX. Especifica a centralidade da situação pedagógica como protagonista desse discurso. Problematiza a banalização da improvisação teatral, a emergência do diretor-pedagogo e as configurações da comunidade teatral como “movimentos” que tornaram possível as práticas discursivas da Pedagogia Teatral. Palavras-chave | teatro | pedagogia do ator | pedagogia teatral | discurso | verdade Abstract The text discusses the passage from the actor’s pedagogy to theatre pedagogy. It argues about the promises of theatre pedagogy to make life human better nowadays, from the perspective of some ideas and theatre trends in 20th century. It intends also to analyze the process that makes the pedagogy the basis of this discourse, as well as the emergence of master-director and the theatre groups as a kind of theatre trend, which develops some discursive practices on theatre pedagogy. Keywords | theatre | actor’s pedagogy | theatre pedagogy | discourse | truth GILBERTO ICLE é ator, diretor e professor de teatro. É graduado em Artes Cênicas, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do RS. É professor Adjunto no Departamento de Ensino e Curriculo e no Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) da mesma Universidade. É coordenador do curso de especialização em Pedagogia da Arte na UFRGS. É editor associado da Revista Educação & Realidade e coordenador do GETEPE-Grupo de estudos em educação, teatro e peformance, no qual dirige, também, a UTA-Usina do Trabalho do ator, grupo de pesquisa e produção de espetáculos. É autor de diversos artigos no Brasil e exterior e dos livros: Teatro e Construção de Conhecimento, pela Editora Mercado Aberto; O ator como xamã, pela Editora Perspectiva e Pedagogia Teatral como cuidado de si, no prelo da Editora Hucitec. GILBERTO ICLE, PHD is an Assistant Professor of Theater for the Post Graduation Program at the Federal University of Rio Grande do Sul – UFRGS. He is an actor, theater director, and coordinator of GETEPE - Education, Theater, and Performance Study Groups, where he is also an actor and director of UTA - Actor’s Work Factory. Gilberto is the Associate Editor of the Educação & Realidade Magazine (UFRGS), author of various articles in Brazil and abroad, and the books Teatro e construção de conhecimento (Mercado Aberto), O ator como xamã (Perspectiva) and Pedagogia Teatral como cuidado de si (Hucitec).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-01-24
Como Citar
Icle, G. (2010). 3. Da Pedagogia do Ator à Pedagogia Teatral: verdade, urgência, movimento. O Percevejo Online, 1(2). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i2.%p
Edição
Seção
Reflexões