6. Pressupostos para o treinamento do ator num teatro gestual narrativo.
DOI:
https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i2.%25pResumo
Este artigo trata do aproveitamento de elementos determinados das obras de Meierhold, Stanislavski, Brecht e Grotowski para a constituição de uma pedagogia do ator num teatro gestual narrativo, em que o material literário não é dramatúrgico e há um investimento categórico nas diferentes articulações possíveis entre as instâncias atoriais de fala e de movimento. Além dos encenadores, a consciência pelo movimento, de Moshe Feldenkrias é referência basal. Palavras-Chave | ator rapsodo | pedagogia do ator | teatro narrativo | gestualidade | teatro gestual Abstract This article discusses the use of certain elements of the works of Meierhold, Stanislavski, Brecht and Grotowski for the elaboration of a pedagogy of the actor, considering a gestural and narrative theater in which the literary material is not dramaturgical and there is an investment in the different joints between acting instances of speech and movement. In addition to the named directors, the “consciousness through movement”, conceived by Moshe Feldenkrais is a reference baseline. Keywords | actor rhapsodist | actor-pedagogy | narrative drama | gestures | gestural theater NARA WALDEMAR KEISERMAN é professora, atriz, diretora e pesquisadora. Professora Adjunta da Escola de Teatro da UNIRIO (Gradução e Pós-Graduação), responsável pelas disciplinas de Expressão Corporal. Mestre em Teatro pela USP com a Dissertação A preparação corporal do ator: uma proposta didática – tem dias que a gente se sente e Doutora em Teatro pela UNIRIO, com a tese Caminho pedagógico para a formação do ator narrador. Desenvolve Projeto de Pesquisa institucional denominado Ator rapsodo: pesquisa de procedimentos para uma linguagem gestual. Tem artigos publicados em revistas especializadas e coordena o GT Processos de Criação e Expressão Cênicas da ABRACE. NARA KEISERMAN, PHD is an actress, director and researcher, Assistant Professor of Corporal Expression at UNIRIO. She has a Bachelor’s Degree in History and Theater Direction from UFRGS, a Master’s Degree in Theater from USP, and a Doctorate in Theater from UNIRIO, with her thesis Caminho pedagógico para a formação do ator narrador. She also heads the institutional Research Project Ator rapsodo: pesquisa de procedimentos para uma linguagem gestual, published specialized articles and coordinates the GT Creation Processes and Scenic Expressions of ABRACE (Brazilian Research and Post Graduation in Scenic Arts Association).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-01-25
Como Citar
Keiserman, N. (2010). 6. Pressupostos para o treinamento do ator num teatro gestual narrativo. O Percevejo Online, 1(2). https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i2.%p
Edição
Seção
Enfoques