FÁBULAS DE SOBREVIVÊNCIA NA DRAMATURGIA DE GRACE PASSÔ
DOI:
https://doi.org/10.9789/2176-7017.2015.v7i2.p.%20117-128Resumo
RESUMO Análise de procedimentos dramatúrgicos de três dos trabalhos da autora, diretora e atriz Grace Passô, criados em colaboração com grupos de Belo Horizonte (MG) a partir dos primeiros anos 2000, que permitem reflexões em torno das relações entre teatro, sobrevivência e poder, afastando-se, porém, da tradição brasileira do drama patriarcal cujas referências maiores são, no século XX, as obras de Nelson Rodrigues e Jorge Andrade. O artigo evidencia a novidade da vertente escritural do teatro de Grace Passô em negar as formas de conflito e em desabilitar as forças pulsionais, baseando-se na leitura de Agamben e Didi- Huberman. Palavras-chave Sobrevivência, Poder, Grace Passô, Agamben, Didi-Huberman ABSTRACT Analysis dramaturgical procedures in three of the works of the author, director and actress Grace Passô – created in collaboration with groups of Belo Horizonte (MG) from the early 2000s –, which allow reflections on the relationship between theater, survival and power, away of, however, the Brazilian tradition of patriarchal drama whose main references are in the twentieth century, the works of Nelson Rodrigues and Jorge Andrade. The article highlights the novelty of the scriptural aspect of Grace Passô theater in denying the forms of conflict and disable the instinctual forces, based on the reading of Agamben and Didi-Huberman. Keywords Survival, Power, Grace Passô, Agamben, Didi-Huberman.Downloads
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Publicado
2016-06-20
Como Citar
Werneck, M. H. (2016). FÁBULAS DE SOBREVIVÊNCIA NA DRAMATURGIA DE GRACE PASSÔ. O Percevejo Online, 7(2), p. 117–128. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2015.v7i2.p. 117-128
Edição
Seção
Olhares Sobre a Cena