DA SOLIDEZ DOS CORPOS VOLÁTEIS ATO PÚBLICO E IMAGEM HOLOGRÁFICA NA LUTA PELA LIBERDADE

Autores

  • Elizabeth Motta Jacob Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i1.p.%2018-30

Resumo

RESUMO Analisaremos neste estudo as relações entre a arte e a política no espaço urbano, através manifestação realizada na cidade de Madrid, Espanha, no dia 25 de abril de 2015. Este ato contou com manifestantes de diversos países que cederam suas imagens para a construção de uma marcha de espectros. Através da holografia o grupo No somos delito organizou sua luta contra a nova Lei de segurança cidadã que visa restringir a liberdade de expressão e manifestação política da população o que gerou uma experiência estética única através do uso desta técnica de produção de imagem. Palavras-Chave: Espaço público, Cena Expandida, Movimentos Sociais, arte e política. ABSTRACT This study aims to explore the relationship between art and politics in the urban space. Analyzes the demonstration held in the city of Madrid, Spain, on 25 April 2015. This act included protesters from several countries that lent their images to the construction of a spectral march. The platform No somos delito organized their struggle against the new citizen security law. This aims to restrict freedom of expression and political activity of the population. The use of holography to represent the implications of the law generated a unique aesthetic experience through the use of this technique of imaging production. Keywords: Public space, Expanded Scene, Social Movements, Art and Politics.

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Biografia do Autor

Elizabeth Motta Jacob, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora do Curso de Comunicação Social - Design, EBA e da Pós Graduação em Artes da Cena, UFRJ. Conceituou, implantou e coordenou a Pós-graduação em Direção de Arte na UNESA/RJ. Trabalha com a questão da construção da visualidade na cena expandida e suas implicações no espaço público. Professor of Social Communication Course - Design, EBA and the Post Graduate Scenic Arts, PPGAC/ UFRJ. Conceptualized, implemented and coordinated a Graduate Program on Art Direction at UNESA/RJ. She currently works with the issue of construction of visuality in the expanded scene and its implications on public space.

Publicado

2016-07-02

Como Citar

Jacob, E. M. (2016). DA SOLIDEZ DOS CORPOS VOLÁTEIS ATO PÚBLICO E IMAGEM HOLOGRÁFICA NA LUTA PELA LIBERDADE. O Percevejo Online, 8(1), 18–30. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i1.p. 18-30

Edição

Seção

Dossiê Cidade, Cena e a Performatividade