O MUNDO É UM PALCO: UMA CENOGRAFIA-ARQUITETURA NAS CIDADES

Autores

  • Joana Angélica Lavallé Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Evelyn Furquim Werneck Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i1.p.%20132-148

Resumo

RESUMO No teatro e nas artes visuais, o espaço é evidente deflagrador da interrelação da obra com o observador, uma das questões centrais da arte em nossos dias. A cena contemporânea vem apresentando um interesse significativo pelos espaços não configurados como circuitos de apresentação artística, em busca de reativar a presença do sujeito no mundo, o que inclui modos renovados de ver as cidades. Com o intuito de detectar relações entre o espaço cênico no século XXI e o conceito de site specificity, analisamos a encenação de Romeu e Julieta do Grupo Galpão, dirigida por Gabriel Villela O grupo mineiro percorreu inúmeros espaços urbanos com este espetáculo desde os anos 1990, entre eles os jardins do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2012. Palavras Chave: Espaço cênico; Site-specific; Grupo Galpão; William Shakespeare; Teatro Brasileiro. ABSTRACT In theater and in visual arts, space is an evident trigger to increase relationship between artwork and audience, one of the essential questions of art nowadays. The contemporary scene has a significant interest in spaces not purposely built, aiming to reactivate the presence of the subject in the world, including renewed ways of perceiving cities. To detect the relations between the 21rst century places of performance and the concept of site-specificity, we analyzed the Galpão Group production of Romeo and Juliet, directed by Gabriel Villela. The Group from Minas Gerais performed this particular play in many different urban spaces since 1990, amongst them the gardens of the Modern Art Museum, Rio de Janeiro, in 2012. Keywords: Scenic Space; Site-specific; Galpão Group; William Shakespeare; Brazilian Theatre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Angélica Lavallé, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora substituta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Leciona no curso de Artes Cênicas/ Cenografia e Indumentária (EBA/UFRJ). Pesquisadora filiada ao Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana (UNIRIO/CNPq). Cenógrafa e Figurinista. Substitute Professor at Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). Teaches at Performing Arts/Costume Design Department (EBA/UFRJ). PhD student at the Graduate Program on Performing Arts at UNIRIO. Member of the Laboratory of Theatrical Spaces Studies and Urban Memory (UNIRIO/CNPq). Set and Costume Designer.

Evelyn Furquim Werneck Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Arquiteta Professora, membro do Conselho do Patrimônio Municipal, RJ. Líder dos Grupos de Pesquisa “Estudos do Espaço Teatral” e “Espaço e Memória”. Livro: Arquitetura do Espetáculo (2000/Prêmio Instituto de Arquitetos do Brasil). Full Professor at Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO). Architect Professor, member of the Board of the Municipal Heritage of Rio de Janeiro. Leader of the Research Groups: “Theatrical Spaces Studies” and “Space and Memory ­Studies”. Published Architecture for the Performing Arts (2000, ­Institute of Brazilian Architects Award).

Publicado

2016-07-02

Como Citar

Lavallé, J. A., & Lima, E. F. W. (2016). O MUNDO É UM PALCO: UMA CENOGRAFIA-ARQUITETURA NAS CIDADES. O Percevejo Online, 8(1), 132–148. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i1.p. 132-148

Edição

Seção

Dossiê Cidade, Cena e a Performatividade