TRAJETOS DO TEATRO DE BUENOS AIRES

Autores

  • Julia Elena Sagaseta Instituto Universitário Nacional de Artes (IUNA)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i2.28-48

Resumo

RESUMO Este artigo pesquisa a cena teatral de Buenos Aires, especificamente o circuito de teatro independente. O citado segmento se constitui como referência criativa e experimental para os demais circuitos, o comercial e o oficial, assim como para toda a Argentina. O texto elenca os principais movimentos estéticos, atores, diretores e teatristas. Paralelamente reterritorializa o conceito de literatura expandida e aborda questões sobre o teatro contemporâneo e a performance a partir dos contextos expostos. Palavras -chave: Performatividade, liminaridade, literatura expandida, pós-produção, cena. ABSTRACT This article investigates the theatrical scene of Buenos Aires, specifically the circuit of independent theater. This segment is a creative and experimental reference for the other circuits, commercial and official, as well as for the whole of Argentina. The text lists the main aesthetic movements, actors, directors and theaters. At the same time, it reterritorializes the concept of expanded literature and addresses questions about contemporary theater and performance from the contexts exposed. Keywords: Performativity, liminality, expanded literature, post- production, scene.

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Biografia do Autor

Julia Elena Sagaseta, Instituto Universitário Nacional de Artes (IUNA)

Doutora em História e Teoria das Artes pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Professora Emérita do Instituto Universitário de Artes (IUNA), Diretora do Instituto de Investigação em Teatro do Departamento de Artes Dramáticas (IUNA) e Diretora do Mestrado em Teatro e Artes Performáticas no Departamento de Artes Dramáticas (IUNA) de Buenos Aires. Diretora da revista digital Território Teatral.

Publicado

2017-05-25

Como Citar

Sagaseta, J. E. (2017). TRAJETOS DO TEATRO DE BUENOS AIRES. O Percevejo Online, 8(2), 28–48. https://doi.org/10.9789/2176-7017.2016.v8i2.28-48

Edição

Seção

Artigos Teatro Latino-Americano