DIVERSIDADE CULTURAL E IDENTIDADE NACIONAL – DILEMAS E IMPASSES DO "MOVIMENTO FOLCLÓRICO" (1947-1964) NA DRAMATURGIA DE ZORA SELJAN

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Priscila de Azevedo Souza Mesquita
http://orcid.org/0000-0003-3698-0293

Resumo

A investigação aqui vislumbrada propõe mapear e documentar a produção dramatúrgica e teatral da escritora brasileira Zora Seljan (1918-2006), pouco lembrada na História do Teatro Brasileiro. Seljan produziu uma série dramatúrgica denominada de “Teatro Folclórico”, na qual reelabora a mitologia afro-ameríndia e incorpora elementos extraídos de práticas performativas afro-ameríndias. Além disso, em 1956 fundou o Conjunto Folclórico Teatro de Oxumarê, cujas características influenciaram na concepção dos textos dramatúrgicos. De forma crítica almejamos evidenciar na história do teatro esta produção, contribuindo deste modo, para pensarmos o lugar da produção feminina e das práticas performativas afro-ameríndias na história, na teoria, na prática e nas metodologias de ensino das artes cênicas.
Palavras-chave: Zora Seljan, dramaturgia, práticas performativas afro-ameríndias.

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Como Citar
de Azevedo Souza Mesquita, P. (2017). DIVERSIDADE CULTURAL E IDENTIDADE NACIONAL – DILEMAS E IMPASSES DO "MOVIMENTO FOLCLÓRICO" (1947-1964) NA DRAMATURGIA DE ZORA SELJAN. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(2), 6–10. Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/6753
Seção
XVII Colóquio
Biografia do Autor

Priscila de Azevedo Souza Mesquita, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)/ Centro de Letras e Artes (CLA)/ Programa de Pós Graduação em Artes Cenicas (PPGAC)

Doutoranda em Artes Cenicas (UNIRIO), Linha de Pesquisa: Poéticas da Cena e do Texto Teatral, Orientação: Ines Cardoso. Mestre em Teatro (UDESC), Graduada em Artes Cenicas (UDESC), Professora de Artes Cenicas na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, Atriz/ Pesquisadora da (Em) Companhia de Mulheres - Coletivo de Pesquisa Teatral Feminista